06 abril 2020

Resenha: Pense como um nerd - Bill Nye

em 06 abril 2020

Comente aqui


DESPERTE O SEU LADO NERD E RESOLVA QUALQUER PROBLEMA!

Ninguém melhor que um dos maiores nomes da cultura pop para mostrar como viver de forma prática, inteligente e divertida. Neste livro, Bill Nye, the science guy, apresenta os princípios da vida nerd e mostra que usar esse lado trará imensos benefícios para você e também para o mundo ao seu redor. Há diversos aspectos geniais e curiosos em cada um de nós, só precisamos explorar o nosso potencial. E este livro irá lhe mostrar como! “Eu amo a cultura nerd, mas quero fazer um alerta sobre uma parte boa e outra não. A maior atenção ao aprendizado de ciência, tecnologia, engenharia e matemática é algo fantástico. Mas tornar ‑ se fanático por personagens de histórias em quadrinhos, por exemplo — pode ser apenas divertido. Não é o mesmo que estudar matemática e ciências para compreender as complexidades do clima, para planejar um cultivo resistente a doenças ou pragas... O geek pode ser movido pelo mesmo instinto de acumulação de informações, mas a aplicação do conhecimento é algo diferente e exige mais dedicação.” O AUTOR: BILL NYE é um... nerd! E tem sido a face pública da ciência e da descoberta por décadas. Apresentador do Bill Nye — the Science Guy, programa de tevê premiado com o Emmy, Nye é cientista, engenheiro, comediante, inventor e autor de diversos best-sellers do The New York Times. Ele é o CEO da The Planetary Society, formou-se em engenharia mecânica na Universidade Cornell e possui sete títulos de doutor honoris causa.


Ficha Técnica Da Obra

Páginas: 320 | Ano: 2019 | Idioma: Português | Editora: Faro Editorial | ISBN: 9788595810853 | Gênero: Literatura Estrangeira / Não-ficção / Sociologia | Skoob


Compre: AMAZON  SUBMARINO  AMERICANAS 



"Os nerds não desistem quando há um problema a ser resolvido."

Bill Nye com certeza é um dos nomes mais conhecidos entre os nerds, principalmente os que acompanham vídeos gringos sobre ciência. E não é pra menos, o homem é um gênio, e seja em um vídeo de programas que ele foi convidado ou até mesmo seu programa The Science Guy/ Bill Nye Saves The World faz com que você não queira perder um segundo dessa sabedoria.

Em seu livro, Pense como um Nerd, Bill trás de tudo um pouco, e se coloca como estudo de caso para mostrar ao leitor o que é ser um nerd de verdade: uma pessoa que quer aprender, que quer entender o mundo ao seu redor, e que quer fazer alguma coisa com as informações que possui.
Confesso que solicitei o livro mais pelo meu marido, que adora os vídeos do autor e sempre compartilha comigo seus minutos de sabedoria, mas ao ler eu tive uma grata surpresa, pois não esperava encontrar tantos ensinamentos e pensamentos que condizem com o que eu acredito, e muito com a nossa realidade.

"Apoie as causas em que você acredita. Compareça as manifestações. Encontre sua comunidade, ou ajude a criar uma, se puder. Compartilhe o apoio e a inspiração pela comunidade nerds. Levante-se e seja levado em conta como membro ativo, em vez de passivo, de sua democracia. E use seu tempo nessas manifestações pra descobrir que linhas de ação você pode adotar a seguir, de modo a poder continuar a fazer diferença no âmbito local e além."

No livro vamos encontrar vários pensamentos inteligentes sobre aprendizado, sobre as evoluções que passamos como sociedade e (o que me agradou muitíssimo) sobre as mudanças climáticas. É brilhante ver seu raciocínio, e por mais que as vezes o autor soe um pouco repetitivo (quando vai nos contar sua história de vida) as conclusões que ele chega a cada nova parte da história fazem valer a pena a leitura. 

Pense como um Nerd foi uma leitura muito surpreendente pra mim, e me assustei quando percebi que tinha marcado tantos trechos dessa história, em como eu tinha me familiarizado tanto com os pensamentos do autor.

"Pensar como um nerd é uma jornada permanente, e, aqui, convido você a me acompanhar nela. De verdade, acredito que é o melhor uso de nossos anos neste planeta. Essa jornada nos mantém constantemente abertos a novas ideias. Os acontecimentos diários - amarrar os sapatos, estacionar o carro, observar uma nevasca - tornam-se experiencias reveladoras. Quando os resultados não são esperados, nós nos esforçamos para descobrir o motivo e encontrar uma abordagem melhor. Essa maneira de analisar o mundo logo se torna algo quase instintivo. Você irá se admirar de que tantas pessoas ao seu redor não ajam assim. E eu lhe direi: se elas agirem desse modo, podemos mudar o mundo mais rapidamente."

Sem dúvidas este é um ótimo livro, e vale muito a pena ser lido, principalmente se você se interessa por ciência, por aprender um pouquinho mais a cada dia, e usar toda nova informação que você adquire para transformar o mundo em um lugar melhor, pois isso é ser nerd, ter vontade de aprender e transformar o mundo, e não gostar de super heróis e quadrinhos como é entendido hoje em dia.

"Perceba padrões. Aplique o que você sabe sobre o mundo em todos os tipos de lugares. Sinta seu lugar no universo, e sinta o universo que existe dentro de você. Se puder, contribua para o processo científico, ou, simplesmente, leia, estude e tire proveito disso. Se mais pessoas se engajassem na compreensão profunda que provém do pensamento matemático, que mundo maravilhoso seria."

0 comentários :

Postar um comentário

TOPO