27 maio 2019

Resenha: A Paciente Silenciosa - Alex Michaelides

em 27 maio 2019

11 comentários

Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.

Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.

Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?


Ficha Técnica Da Obra
Páginas: 350 | Ano: 2019 | Idioma: Português | Editora: Record | ISBN: 9788501116437 | Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Suspense e Mistério | Skoob

Compre: AMAZON  SUBMARINO AMERICANAS 




A minha primeira VIB já foi de um livro que eu estava bem curiosa para ler, afinal vocês sabem que eu amo thrillers e estou sempre lendo pelo menos um por mês e tentando adivinhar o que vai acontecer no final. Apesar de não ter lido a sinopse (nunca leio) A Paciente Silenciosa foi um livro que me chamou muita atenção tanto pela capa maravilhosa (que inclusive é a mesma da edição lançada lá fora), quanto pelo fato de já ser considerado um dos melhores thrillers do ano. 

Mas vamos parar de enrolação e começar essa resenha, pois tenho certeza que vocês estão querendo mesmo é saber um pouco da história e o que achei dessa leitura. 

A história começa com os diários de Alicia, que a pedido do marido começa a registrar seus pensamentos. Ela tem um histórico de doença mental na família, e tenta levar uma vida mais normal possível, sendo uma pintora muito talentosa e que expõe suas artes em  uma galeria muito renomada. 

Mas logo conhecemos Theo, um terapeuta que desde o noticiário que Alicia matou seu marido fica fascinado pelo seu caso, afinal ela desistiu de falar, e foi internada em um hospital psiquiátrico. Quando uma vaga nessa instituição se abre Theo sabe que é hora de entrar em ação, ele sabe que Alicia pode falar, só é necessário o tipo de ajuda certa, e quem sabe assim ela poderá revelar a verdade para o mundo que desde o primeiro momento a acusou de ser uma assassina. 

A Paciente Silenciosa é um livro incrível, com certeza um dos melhores thrillers do ano, e tudo isso vem do fato que temos aqui uma 'assassina' condenada por matar o próprio marido (o que todos alegam que ela amava muito) e que se recusa a falar, logo toda a história é contada através das memórias do diário dela e também através de Theo, que ficou fissurado nessa história desde o começo. 

Quando Theo consegue o emprego no Grove ele não perde tempo em se aproximar de Alicia, em tentar novas formas de terapia e principalmente em procurar seus familiares e pessoas que conviveram com ela para entender sua história, pois ele acredita que só assim conseguirá se aproximar dela de verdade e conseguir com que ela fale, já que nenhum outro terapeuta tentou isso. 

Por meio dessa sua 'semi-investigação' vamos entendendo um pouco mais da protagonista, sobre como ela teve uma infância difícil, um casamento conturbado e que a maioria das pessoas ao seu redor não contaram todas as histórias direito para a polícia quando houve o crime. 

Em paralelo a sua tentativa de curar sua paciente, Theo vive um momento complicado em seu casamento, chegando em casa todos os dias tarde, quase nunca ficando com sua mulher como era antes, seu casamento vai tomando um rumo que ele não imaginava que aconteceria, o que trás a tona todo o seu passado conturbado com seus pais. 

O livro é aquela típica história que vai te fazer de bobo, você pode ate achar que sabe o que aconteceu, mas o autor escreve essa trama de uma maneira tão brilhante que é impossível descobrir muita coisa além de singelas migalhas, e no final quando tudo é revelado você precisa parar um pouco, ler de novo e respirar, pois com certeza não vai acreditar que é aquilo mesmo que está lendo. 

A trama é muito bem construída, muito bem amarrada e muito fluida, o autor não se prende em descrições sem sentido ou voltas e voltas para chegar a lugar nenhum, sua escrita é direta, só entrega o que é preciso, e você não consegue largar o livro até terminá-lo. Essas 350 páginas foram lidas em menos de um dia por mim, e podem pesquisar por aí, a maioria dos leitores devorou o livro da mesma maneira rssrrs.


11 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gente eu necessito ler esse livro, nossa que resenha! Já vi muitos comentários sobre a obra e cada vez mais a curiosidade bate forte!
    Amei ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida!
    Estou tanto curiosa para ler esse livro… Não é de todo a minha zona de conforto os thrillers mas este despertou-me a atenção. Vou tentar ler em breve. Obrigada pelas palavras :)
    Beijinho


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Vi que esse livro dividiu opiniões.
    Algumas pessoas não curtiram o desfecho e como a trama foi desenvolvida e agora lendo sua resenha me animei para dar uma chance rs.
    Adoro o gênero e pretendo ler em breve <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu amo esse gênero e gosto muito de como essa leitura se mostra. O fato do autor ser direto também é um ponto positivo porque muitos acabam repetindo muito e a história fica cansativa.
    Se antes eu tava curiosa, tenho certeza de que vou gostar.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Cada vez que leio uma resenha sobre esse livro fico mais na expectativa para ler, mas ainda tenho alguns na frente. Parabéns pela resenha, estou empolgada para ler e adoro quando o final nos surpreende, sua resenha me intrigou mais ainda, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Eu também recebi essa caixinha e foi uma leitura incrível. Em nenhum momento eu suspeitava do que estava por vir, e eu simplesmente adoro esse tipo de enredo.
    Foto linda a sua!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já li a respeito dessa história e sua resenha foi bem objetiva, assim como vc falou do livro. Não curto suspenses em que o autor enrola em suas descrições, às vezes isso mais atrapalha do que ajuda rsrs.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Estou com esse livro para ser lido em julho e confesso que estou muito curioso para saber dessa trama na íntegra. Só ando lendo resenhas maravilhosas sobre essa história.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Vi tantos comentários sobre esse livro que fiquei mordida de raiva por não ter recebido essa caixinha hahaha. Apesar de nao ser um genero que leio com frequencia, o fato da personagem registrar tudo em diários me chamou bastante a atenção, tô esperand uma promoção pra poder adquirir o livro!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Talvez esse seja o livro mais falado do primeiro semestre. É incrível como todo mundo está lendo e gostando muito da leitura.
    Eu amo thrillers, mas ultimamente estou lendo bem pouco do gênero. Estava inclusive pensando em voltar a ler o gênero a partir dele, pois estou bem curiosa.
    Que bom que curtiu a leitura.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu também amo o gênero e já estou mega curiosa por essa história, só tenho visto elogios para a história!
    Amei ler a sua resenha e saber que a trama é bem construída!
    Beijão!

    ResponderExcluir

TOPO