08 maio 2019

Resenha: A Mulher Com Olhos De Fogo (O Despertar Feminista) - Nawal El Saadawi

em 08 maio 2019

9 comentários


"Um dos livros mais francos e radicais sobre a vida feminina, de todas as origens, em todas as partes do mundo.” THE GUARDIAN Esta ficção é baseada no relato verdadeiro de uma mulher que espera sua execução em uma prisão no Egito. Sua história chega até a autora, que resolve conhecer Firdaus para entender o que levou aquela prisioneira a um ponto tão crítico de sua existência. “Deixe-me falar. Não me interrompa. Não tenho tempo para ouvir você”, começa Firdaus. E ela prossegue contando sobre como foi crescer na miséria, sua mutilação genital, ser violada por membros da família, casar ainda adolescente com um homem muito mais velho, ser espancada frequentemente, e ter de se prostituir... até que, num ato de rebeldia, reuniu coragem para matar um de seus agressores, levando-a à prisão. Esse relato é um implacável desafio a nossa sociedade. Fala de uma vida desprovida de escolhas, mas que em meio ao desespero encontra caminhos. E, por mais sombrio que isso possa parecer, sua narrativa nos convida a experimentar um pouco dessa liberdade encorajadora através das transformações internas de Firdaus. O que acontece com ela é o despertar feminista de uma mulher. A AUTORA: NAWAL EL SAADAWI, 87, é uma escritora, ativista, médica e psiquiatra feminista egípcia. Saadawi foi presa pelo presidente Anwar al-Sadat em 1981 por supostos “crimes contra o Estado”. Ela escreveu muitos livros sobre as mulheres no Islã, e se dedica, em especial, à luta contra a prática da mutilação genital feminina no Oriente Médio. Nawal é tratada como “a Simone de Beauvoir do mundo árabe”. Seus livros já foram traduzidos para mais de 28 idiomas e são adotados em universidades do mundo inteiro. Seus discursos atualmente se concentram na crítica à tentativa de normalizar o que ela considera a opressão aos costumes das mulheres na África e Oriente Médio. Depois de quatro décadas da revolução islâmica, muitos já consideram normais as restrições aplicadas às mulheres, incluindo as próprias mulheres. “A Simone de Beauvoir do mundo árabe”. REUTERS


Ficha Técnica Da Obra

Páginas: 160 | Ano: 2019 | Idioma: Português | Editora: Faro Editorial | ISBN: 9788595810600 | Gênero: Ficção; Literatura Estrangeira; Feminismo | Skoob | Livro recebido em parceria com editora  

                             
 Compre: ♥AMAZON ♥SUBMARINO ♥AMERICANAS
                 
                               

A Mulher dos olhos de fogo é uma mistura de ficção com uma  biografia, fruto de uma visita que a autora fez em uma prisão no Egito em 1973, quando pesquisava sobre doenças mentais das mulheres Egípcias. Desde o momento que ela ficou sabendo sobre Firdaus ela quis saber mais dessa prisioneira, a mulher reclusa que todas as outras detentas respeitavam, a mulher que estava sendo condenada a morte por ter matado o seu cafetão. E no último dia de sua vida, Firdaus finalmente concordou em falar com Nawal, e lhe contou sua triste e brilhante história. 

Firdaus nasceu em uma família pobre, logo cedo perdeu a mãe, e depois o pai, indo morar com o tio que era 'o melhor de seus parentes', mas ainda assim a abusava constantemente. Quando esse tio se casa ela é mandada para um internato para tirar o seu diploma, e quando ela volta é obrigada a se casar com um velho mão de vaca, que a agredia e brigava com ela em todas as oportunidades. 

Firdaus não tinha ajuda de ninguém, e sempre quando tentava recorrer a sua família quando era agredida eles a avisavam que a vida para a mulher era assim, que pelo menos ela não estava passando fome. Então cansada de viver assim ela decide fugir, e então ela encontra uma saída para a vida de agressões na prostituição.. 

"Eu sei por que eles me temem tanto. Eu fui a única mulher que arrancou a máscara, e eu expus a face da feia realidade deles."
A história de Firdaus é muito triste, e é mais triste pensar que quase meio século após ela ter sido escrita, ainda é a realidade da maioria das mulheres do Oriente Médio e África, onde elas são forçadas as se casarem (as vezes muito jovem e com homens muito mais velhos), são estupradas dentro de casa por seus famíliares, são agredidas durante o casamento, e não possuem quase que direito nenhum fora dessa vida. 

Mas ainda assim a história dessa mulher é inspiradora, pois ela nunca deixou de lutar, nunca abaixou a cabeça e aceitou aquilo que lhe disseram que era 'normal', Firdaus lutou, fugiu, sobreviveu até o último dia de sua vida com a cabeça erguida, e com certeza virou uma lenda entre as mulheres daquela região. 

Mesmo sabendo que a autora acrescentou algumas partes de ficção na história para torná-la mais fluida, nos entregamos a história de vida de Firdaus e sofremos e lutamos junto a ela, e mesmo sabendo como sua história vai terminar ainda é uma leitura incrível e necessária. 

A Mulher Com Olhos De Fogo - O Despertar Feminista é uma leitura incrível, muitas vezes densa e dolorosa, porém necessária, para vermos a força de uma mulher para quebrar os padrões, para vermos a importancia do feminismo e da luta no mundo todo para que as mulheres sejam tratadas como seres humanos, com direitos sobre seus corpos, suas vidas e livre de agressões. 

Recomendo muito essa leitura pra vocês! 
"Então respondi ao homem da polícia que patriotismo não significava nada para mim, e que o meu país jamais havia me dado nada. Pelo contrário havia tirado de mim tudo o que eu possuía, incluindo minha honra e minha dignidade."

9 comentários:

  1. Oi, eu já li esse livro e é mesmo uma história triste, mas também muito forte, que nos faz entender muita coisa sobre o feminismo e sobre ser mulher. Leitura recomendadíssima!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu estou louca para ler esse livro desde que soube do lançamento dele.
    Por pura sorte, vou conseguir ler logo ele, pois sorteei ele em um novo projeto que vou começar para o blog.
    Espero gostar muito - mesmo achando que não tem como não gostar - pois é um assunto que me interesso muito e que estou sempre querendo aprender mais.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?

    Menina, estou louca com esse livro desde que vi uma resenha dele, gosto muito de ler histórias sobre o Oriente Médio. Essa parece ser uma história bem forte e triste, mas de grande relevância.
    Espero começar essa leitura em breve!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Amei essa leitura. É intensa, reflexiva e muito impactante. A história de Firdaus, os horrores que precisou passar e as diferenças culturais e políticas são chocantes.
    Um enredo que vale a pena conhecer com temas muito necessários serem discutidos.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Tudo bem? Quando eu vi esse lançamento eu fiquei na dúvida, ler ou não. E acabei optando por não ler, pois em seu lugar dei preferência a outros gêneros e estilos literários, mas depois de algumas resenhas lidas, incluindo a sua, fiquei bem curiosa e pretendo ler em breve, justamente por trazer reflexões e toda essa intensidade na leitura, que acaba por impactar o leitor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Escuto e leio bastante coisas relacionadas a esse livro, uma história forte, marcante e triste também. Estou muito curiosa em ler por trazer reflexões sobre nosso gênero, parabéns pela resenha ficou sincera e me convenceu a ler. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oiê,

    Estou bem curiosa sobre esse livro, tenho visto tantos elogios que fiquei mais curiosa do que já estava sobre ele.
    Amei saber a sua opinião e ter a certeza do quanto essa leitura irá agregar para mim!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline,
    A Mulher com Olhos de Fogo é um daqueles livros que todo mundo deve ler, mas não sei se teria coragem. Deve ser um livro muito doloroso, principalmente, para as mulheres. Achei a capa linda. Parabéns para a Faro Editora por trazer uma obra tão importante. Adorei saber suas opiniões.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  9. Esse livro está na minha lista de desejados pelo enredo forte que possui. Desejo ler essa história na íntegra o mais rápido possível!!!

    ResponderExcluir

TOPO