15 abril 2019

Resenha: Mulheres na Luta - Marta Breen, Jenny Jordahl

em 15 abril 2019

11 comentários

Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.

Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.



Ficha Técnica Da Obra
Páginas: 128 | Ano: 2019 | Idioma: Português | Editora: Seguinte | ISBN: 9788555340802 | Gênero: Sociologia, História, Não-ficção, Feminismo Skoob | Livro recebido em parceria com editora


                                
                                   Compre: AMAZON SUBMARINO AMERICANAS
                    
                                   


Mulheres na Luta é uma HQ escrita pela francesa Marta Breen , o projeto trás a história de Movimento Feminista pelo mundo, são cerca de 150 anos de histórias contas com quadrinhos lindos, coloridos, diretos e com certa dose de bom humor para que mais pessoas possa conhecer como surgiu o feminismo e principalmente quem foram as incríveis mulheres que lutaram por eles.

Durante a leitura aprendemos mais sobre a nossa histórias, sobre como éramos vistas como propriedade, coimo nossos direitos eram quase nulos e como o caminho foi longo para teres direitos básicos como poder estudar, pensar,, trabalhar e sermos vistas como pessoas.

As ondas do feminismo e temas específicos que são abordados n HQ são divididos por coes é isso torna a leitura bem mais dinâmica, iOS não se misturam as histórias e as protagonista de cada uma, e assim conseguimos aprender bem sobre cada data importante, e ao mesmo tempo ao destacar as mulheres que fizeram diferença ali podemos pesquisar mais sobre elas e aprender mais sobre sãs histórias, dando o devido valor e reconhecimento a aquelas que foram fundamentais para nossa vida como e hoje. 

Temas como controle de natalidade, direitos trabalhistas, sufragismo & feminismo radical, a importância da primeira guerra para o movimento, a homossexualidade, direito ao voto... São tantos os temas abordados nessas poucas páginas e que trazem tanta importância na atual situação do nosso país, onde mulheres declaram aos quatro cantos que não precisam do feminismo ou que são somente `femininas`. O modo como a autor conta as histórias torna tudo muito mais fácil de aprender, e assim leitores de diferentes idades podem absorver todo esse conhecimento sem nenhuma dificuldade.

O livro também conta com um posfácio de Barbara Castro que é de arrepiar. Ela mostra como as brasileiras também tiveram muita importância nos movimentos feministas, e como infelizmente as histórias delas muitas vezes são esquecidas e contadas somente a dos homens que estavam ao seu redor. Lendo tal posfácio eu só conseguia imaginar como seria incrível uma HQ no mesmo estilho de Mulheres na Luta com as histórias das brasileiras, seria um livro que com certeza faria parte da minha estante e que eu presentearia a todos ao meu redor, para que a história dessas mulheres fossem mais conhecidas por todos, e para mostrar que nós estamos lutando por nossos direitos desde sempre, e não somente porque é 'modinha' ser feminista.



Mulheres na Luta é uma HQ incrível que deveria fazer parte de todas estantes como coleção pessoal e também nas estantes das escolas, para que mais mulheres possam aprender sobre o feminismo e possam criar a vontade de estudar mais sobre o tema, pesquisar mais sobre essas mulheres que foram tão importantes para a nossa história e para quem sabe juntarem força ao movimento, pois mesmo que a nossa vida hoje seja infinitamente melhor que a das mulheres a 150 anos atrás, ainda há muitas coisas que precisamos conquistar para termos a tão sonhada igualdade de gênero.



11 comentários:

  1. Ahh estou apaixonada pelas fotos que fez para a publicação.
    Me arrependi de não ter pego esse livro na feira na Unesp que rolou alguns dias atrás. É tão bom ver representatividade em uma edição tão linda.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Menina, que HQ mais maravilhosa!! Maravilhosa de conteúdo e edição.
    Acho muito necessário que cada vez mais pessoas leiam sobre essas histórias e se informem sobre o assunto, principalmente agora, quando tantas mulheres declaram aos quatro cantos que não precisam do feminismo, como você falou.

    Super concordo contigo que poderiam fazer uma HQ com as histórias das mulheres brasileiras dentro do movimento feminista.
    Amei as fotos que você tirou. Vou colocar o título na minha lista de desejados.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    já tinha lido uma resenha sobre o livro, gostei muito das ilustrações e do conteúdo do enredo. está na minha lista de desejados pois a história me chama a atenção sobre o movimento feminista e suas conquistas. Parabéns pela resenha e pelas fotos postadas, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu amo livros que tragam a luta das mulheres pela conquista dos nossos direitos. Já li alguns e sempre estou tentando ler e aprender mais. Por causa disso, ela HQ está na minha lista desde o dia em que ela foi lançada.
    Pretendo ler em breve.
    Só um pequeno aviso, o terceiro parágrafo da sua resenha está com alguns errinhos que deixou o entendimento da resenha um pouco complicado.
    Abraços.

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu recebi essa HQ e achei as ilustrações incríveis. Estou louca para fazer a leitura. Adorei sua resenha, me deixou ainda mais empolgada!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser maravilhoso, amo o tema e achei as ilustrações lindas pelas fotos. Parece ser uma ótima leitura. Gosto de HQs por conta disso.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oiê,
    Estou louca para conhecer essa HQ, primeiro pq adoro histórias em quadrinho e segundo pelo fato da história ser sobre nós mulheres!! Eu acho incrível conhecer mais da nossa luta, sem contar que está parecee estar lindíssima!

    ResponderExcluir
  8. Esta edição está maravilhosa de linda, a editora caprichou muito e estou super orgulhosa. Não recebi ela, mas acho que deve ser dado de presente para todo mundo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline.

    Eu li uma resenha também elogiando o posfácio de Barbara Castro e confesso que estou muito curiosa por esse HQ. Pela sua resenha ele parece ser incrível e merece uma leitura merecida de atenção. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu estou doida pra comprar um exemplar desse HQ. Achei a proposta super interessante e com uma abordagem bem esclarecedora sobre as mulheres que fizeram diferença na história. Fiquei curiosa para conhecer mais, uma vez que o tema ganha cada vez mais espaço entre os lançamentos das editoras.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Eu amei esse livro! Primeiro porque as ilustrações são simplesmente sensacionais! E segundo porque eu aprendi muito com ele! Algumas coisas a gente já sabe desde sempre, como por exemplo, que a mulher sempre foi tratada como objeto e tinha que obedecer o pai e depois o marido, mas eu não sabia sobre a história dos contraceptivos e nunca tinha falado de várias das heroínas mencionadas pela autora. É realmente um livro que todo mundo deveria ter a chance de ler ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

TOPO