13 julho 2018

Resenha: O Que Dizem Seus Olhos - Florencia Bonelli

em 13 julho 2018

24 comentários

Uma das autoras de romance mais populares da Argentina é publicada pela primeira vez no Brasil Córdoba, Argentina, 1961. Apesar de sua origem humilde, Francesca De Gecco conseguiu ter uma sólida educação. Sua carreira começou no jornal dirigido por seu rico padrinho e mentor, mas seus planos de se tornar uma jornalista de sucesso foram interrompidos pela história de um amor impossível.

Após sofrer uma terrível desilusão que só o tempo e a distância poderiam curar, seu tio consegue um emprego para a jovem em uma embaixada distante, e Francesca se muda para Genebra. No entanto, essa cidade será apenas a primeira parada de uma viagem muito mais longa. Ao redor do mundo, nos palácios mais deslumbrantes dos desertos do Oriente Médio, Francesca terá uma segunda chance de ser feliz.

*Livro recebido em parceria com editora*

“A vida é feita de escolhas. Algumas vezes, acertamos, outras erramos. Eu acho que, seja qual for a decisão, certa ou errada, deve vir do coração, de nossa própria certeza, e não ser consequência do medo.”

Gente que dificuldade de fazer resenha desse livro!

O Que Dizem Seus Olhos é o primeiro livro da autora argentina Florencia Bonelli a ser publicado aqui, assim como foi o primeiro que ela escreveu e também foi o meu primeiro contato com a escrita dela. E com essa estréia eu já posso dizer sem sombra de dúvidas: se o primeiro já é incrível assim, imagina os próximos!

A história começa em 1961 no interior da Argentina, nossa protagonista é Francesca, uma jovem bem formada que é filha da cozinheira de uma família muito rica e metida. Seu sonho é tirar a mãe desse trabalho, mas enquanto não consegue ela aproveita sua férias para passar os dias com a mãe na fazenda Arroyo Seco, ajudando a mãe nas tarefas e aproveitando para conversar com sua melhor amiga Sofa e também montar Rex, o cavalo rebelde de sua amiga que ela 'adotou' como seu. 

Quando Aldo volta para à fazenda Arroyo Seco está noivo,  e com certeza ele não esperava se encantar pela doce e selvagem Florência. Esse romance está fadado ao fracasso, pois a família de Aldo nunca aceitaria que seu herdeiro se envolvesse com a filha de uma criada, e quando a bomba explode a vida da nossa protagonista vira uma confusão, e ela acaba desembarcando na Arábia Saudita para trabalhar no consulado da Argentina, e conhecendo o príncipe Kamal, um jovem de olhos marcantes que vai virar sua cabeça e tentar a todo custo conquistar seu coração, por mais quebrado que ele esteja. 


O Que Dizem Seus Olhos é um romance repleto de drama e ação que vai fazer o leitor suspirar do começo ao fim. Nossa mocinha leva o dilema 'desgraça pouca é bobagem' ao pé da letra, pois são tantas reviravoltas em sua vida que é impossível não pensar que Francesca é um pouco azarada, mas isso deixa a trama muito mais intensa.

Eu me apeguei a Francesca desde o começo da história, ela é uma moça forte, com um espírito selvagem e também é completamente inteligente. Em uma época em que a maioria das mulheres só se preocupavam com um bom casamento ela se formou, tinha uma opinião política formada e não se contentava em conversar sobre moda quanto as 'conversas de homens' eram bem mais interessantes. Eu adorei o quanto seu padrinho teve um papel importante nesse aspecto da sua vida, sempre a incentivando a ser uma mulher bem formada, inteligente, pois isso abriria portas pra ela onde poucas pessoas teriam uma oportunidade.

Durante a história vemos diversas facetas de Francesca, desde a mulher perdidamente apaixonada em seu primeiro relacionamento à mulher quebrada que não sabe se poderá amar novamente. Com ela eu sofri, ri, me apaixonei e adorei ver tal evolução durante a história. Ela passou por tanta coisa e ainda continuou com a cabeça erguida, forte, confiante e nunca esquecendo suas origens.

Diferente de outros romances desse estilo, O Que Dizem Seus Olhos tem vários personagens secundários que são tão importantes quanto os principais. No começo isso pode ser um pouco confuso, mas a medida que você vai se familiarizando com a história e todos que rodeiam os protagonistas você fica perdidamente encantado. Além disso tos personagens secundários tem a sua história amarrada à de Francesca e bem finalizada, deixando a história mais completa e apaixonante.

A escrita de Florencia é arrebatadora, cheia de dramas, reviravoltas, momentos de tirar o fôlego e é claro várias cenas quentes. Eu torci muito para o casal ficar junto, acompanhei com o coração apertado todos os problemas que eles enfrentaram, o primeiro casal pode até ser rápido demais, mas a autora trabalhou mais no próximo relacionamento da nossa protagonista, até porque haviam várias questões que também impossibilitavam de os dois ficarem juntos e Francesca estava com o coração quebrado ainda. Eu gostei dessa demora pois assim deu tempo para os dois personagens se conhecerem bem, para Francesca entender como funcionava a vida naquele país e é claro para que seu coração se recuperasse do último relacionamento.


“Acho que você é a mulher mais corajosa que já conheci. Você é pura, transparente e valente. É o que dizem seus olhos. Você jamais poderá esconder seus sentimentos, pois seus olhos a delatam, minha vida.”

Outro fato muito interessante é como a autora não romantizou a situação dos costumes daquele país. Nós sabemos que eles são completamente rígidos com as mulheres e religião, e foi muito bom ver tudo isso pelos olhos de uma mocinha que veio de um país muito mais liberal. Os questionamentos dela deram mais veracidade à história, e mostraram que é possível você viver em um país completamente diferente do seu, você acaba se acostumando e como Francesca é uma mulher muito bem estudada e inteligente ela não aceita ser tratada como menos que ela foi criada, e todo esse choque de cultura dá um ar bem diferente à esse romance.

Acredito que esse livro pode ser considerado até como um romance histórico, pois situado na Arábia Saudita a autora levanta questões sobre a situação política atual naquela época, principalmente relacionadas ao petróleo e a OPEP. Eu adorei isso pois geografia e história eram as matérias que eu mais gostava na época da escola, e ver isso incorporado de forma tão inteligente e sutil em um romance me deixou bem animada, pois a autora mostrou que um bom romance não precisa ter cenas de sexo a cada página, e pode sim ter questões inteligentes sem perder o ritmo.

Enfim, eu amei esse livro do começo ao fim. Florencia Bonelli sabe como escrever um romance arrebatador e inteligente, com protagonistas reais e intensos, e francamente não vejo a hora de ter os outros livros da autora publicados por aqui. Se você gosta de romances, de drama ou quer uma leitura intensa e cheia de reviravoltas eu mais que recomendo esse livro, vocês com certeza vão terminar esse livro querendo um príncipe árabe pra si e doidas pra viver um romance tão apaixonantes como nossa mocinha finalmente teve o prazer de viver.

“O amor pode nos levar às nuvens e nos deixar suspensos no ar quente do verão, enquanto um coro entoa as mais lindas canções, ou pode nos jogar sem piedade no fosso mais profundo, escuro e sórdido.”



24 comentários:

  1. Olá...
    Ainda não conhecia essa obra e nem a autora, o que faz sentido já que é a primeira obra dela publicada por aqui ;)
    Achei a premissa de seu livro e gostei de saber de seus comentários a respeito da obra! Parece ser um livro interessante e traz elementos que me atraem em uma leitura... Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a obra, me interessei pelo livro pois nunca li nada em que a história se passa na Argentina. Pena que depois o enredo vai se passar na França. Poderia ser tudo na terra dos hermanos para conhecer bem os locais de lá.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Essa capa já me conquistou , a história é linda! gosto de romances assim, certamente quero muito conhecer.
    Amei sua resenha .

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Sa!

    Tudo bem? Eu vi algumas resenhas desse livro e confesso que até me interessou, o problema é que estou realmente cheia de coisas de parceria para ler então só tenho adicionado à wishlist aqueles que livros que estou desesperada para conhecer.

    Bom, eu fico muito feliz que tenha curtido tanto essa história, quando a escrita da autora é tão boa quanto você disse tudo flui melhor no livro né? E a questão de ser um romance que acontecesse no passado e traz questões do contexto histórico no qual está situado. Enfim, se eu conseguir diminuir a quantidade de livros de parceria com toda certeza vou ler O Que Dizem Seus Olhos.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas saber que é um romance repleto de drama e ação sendo a estréia da autora por aqui e já ser considerado incrível é animador. Adoro boas reviravoltas, ainda mais quando vem com uma escrita arrebatadora, sem romantizar costumes tão diferentes dos nossos. Nunca li nada ambientado na Arábia Saudita, então vou anotar essa dica, quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sabrina,
    Amei o cantinho e amei as fotos, eu tenho uma amiga que é apaixonada por essa autora, e ela fala tanto que já queri ler antes mesmo do livro chegar aqui hahahahah, a sua opinião é a segunda que vejo sobre a obra e posso dizer com certeza que quero ler e que sei que vou amar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sabrina.
    Ainda não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a sua descrição da história.
    Parece ser uma obra muito bem escrita e gostei de saber que a autora não romantizou os problemas e nem fingiu que eles não existem!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina.

    Estou com muita vontade de ler este livro. Além de ter uma capa bem interessante, a sinopse mostra que contém um romance arrebatador e sua resenha aumentou minha curiosidade pelo fato de ser uma história inteligente. Sua dica está anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante, principalmente por ser um romance de uma autora fora do círculo EUA - Reino Unido. A história parece ser super envolvente e a personagem principal, apaixonante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Apesar de a historia ser interessante não sei se faz muito o meus estilo haha mas gostei bastante da resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina!
    Esse livro parece ótimo! Deu para perceber na sua resenha o quanto você gostou e como a trama da personagem te impactou de forma boa. Achei muito interessante a personagem sair da Argentina e ir trabalhar na Arábia Saudita, ela basicamente teve dois amores impossíveis e realmente fiquei torcendo para que o segundo romance dê certo :3 Anotei na minha lista porque não tinha visto que foi lançado por aqui e sempre quis ler alguma coisa da Florencia, mas minha leitura em espanhol é péssima.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que no início não estava tão animada com o mesmo, sabe? Achei a premissa interessante e lendo seus comentários, a protagonista parece ser muito cativante e bem desenvolvida, por isso fiquei curiosa em conhecer a história dela. Enfim, vou marcar a dica, pois acredito que é um bom livro mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Que livro interessante. A autora parece que acertou em cheio no enredo e a forma como desenvolveu a trama. Essa diversidade cultural que aparece sempre me deixa intrigada e pensativa, principalmente pelo choque e como algumas culturas são conduzidas. Legal saber que na história isso foi realizado com grande cuidado.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  14. Comprei esse libro por indicação de várias amigas e já estou com ele pra ler... Se antes estava ansiosa, depois da sua resenha fiquei mais ainda... Vc arrasou!

    ResponderExcluir
  15. Oi, assim como você eu adorei essa leitura e achei bem bacana e cheia de drama como eu gosto. Concordo com poder ser considerado um romance histórico, porque romance de época apenas é algo mais leve e açucarado, e esse fala de períodos da história. Também fiquei ansiosa para que tragam mais livros da autora para o Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas não tinha ideia do que se tratava. Achei o enredo muito interessante, ainda mais por mostrar o contexto histórico da Arábia Saudita naquela época.
    Adorei sua resenha e ver o quanto você gostou da leitura. Fiquei bastante curiosa para ler e vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Fico feliz em saber que a autora este livro foi traduzido para o Brasil e que a autora é bem sucedida nesta primeira publicação.
    A Francesca me pareceu ser uma mulher forte e determinada, que não se deixa abater diante das situações adversas.
    Que mais livros da autora sejam trazidos para cá.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas nossa! É muito o meu tipo de livro favorito...haha' Fiquei mega curiosa quando li a sinopse dele, e mais ainda depois de ler a sua resenha, tendo em vista que gostou tanto que foi difícil colocar tudo em palavras. Eu gosto muito de histórias que se passam na Ásia em geral, mas se tem algo que não gosto é a romantização das situações; fico feliz que isso não acontece aqui.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Que resenha mais linda! É a primeira que leio sobre o livro e fiquei muito interessada na leitura, pois adoro o gênero. E já quero demais conhecer a escrita da autora! Amo um bom drama cheio de reviravoltas e muita emoção. Espero gostar bastante também!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, amei conferir sua opinião sobre esse livro, a capa por si só já chama bastante a atenção Parece que a vida da protagonista é mesmo conturbada, interessante esse choque de culturas.

    ResponderExcluir
  21. A capa do livor é linda, sua resenha me deixou com muita vontade de conhecer a narrativa, mas a sua tatuagem de hena roubou a cena... rs Adorei e adica e já quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Ler a resenha deste livro só me fez ficar com mais vontade de fazer a leitura. Parece um livro bem gostoso e envolvente com uma mocinha forte e a frente do seu tempo e costumes. Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir
  23. Olá Sabrina!!!
    Eu admito que diferente de você não gostava muito de Geografia na época da minha escola, mas achei interessante que a autora sobre trabalhar bem com o local em que a história se passa.
    Quando eu vi esse livro ele me remeteu a outra autora e o enredo do mesmo também, porém admito que por mais interessante que este seja e contenha algumas coisas que me encantariam não ando muito nessa vibe.
    Porém, que bom que a protagonista sabe lidar com uma cultura diferente da dela de forma inteligente e que não se rebaixa.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Sempre ouvi falar dos romances dessa autora, e sempre fiquei curioso para conferir algo mas ainda nao tive oportunidade ainda. Você resenhou este livro tao positivanente que a hidtoria realmente parece ser arrebatadora. Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir

TOPO