04 junho 2018

Resenha: Metamorfose? (O Protetorado da Sombrinha # 2) - Gail Carriger

em 04 junho 2018

16 comentários

Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural.

Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.

Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer.

Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade.

*Livro recebido em parceria com editora* 

Confira a resenha do livro anterior:
Alma? (O Protetorado da Sombrinha # 1) - Gail Carriger


Nesse segundo livro da série Protetorado da Sombrinha vamos novamente acompanhar Alexia, agora Lady Maccon, em uma aventura sobrenatural, cheia de mistérios, perigos e é claro situações cheias de novidades para essa lady bisbilhoteira meter seu grande nariz sem ser chamada. 

Bom, se no primeiro livro Alexia já começa a sua história presenciando uma morte de um sobrenatural, aqui as coisas ficam muito mais agitadas, pois seu marido acorda aos gritos com um fantasma do DAS e sai de casa sem explicar melhor o porque de tanta gritaria. E do lado de fora da sua linda casa centenas de lobisomens estão acampados no seu jardim, os militares que finalmente estão voltando pra casa, e é claro ela não sabia de absolutamente nada sobre essa grande visita. 

Mas as coisas tendem a ficar ainda mais complicadas para a vida de Lady Maccon. Uma anormalidade em Londres está fazendo com que os sobrenaturais não possam mais usar seus poderes e voltem ao status de simples humanos. Isso aparece como uma onda e some como tal, mas assim como seu marido essa anormalidade parece estar indo para o norte, e Alexia tem que então partir para a Escócia para investigar e também alertar seu marido. Mas um grupo nada convencional se junta a ela nessa viagem de dirigível, e as coisas parecem ficar bem perigosas para aquelas damas. Será que Alexia conseguirá descobrir o que está afetando os sobrenaturais? E porque alguém parece estar tentando matá-la? 
"- Em algum momento, meu caro marido, eu e você vamos ter uma conversinha sobre os métodos adequados para a transmissão completa de informações. Estou farta de me sentir por fora o tempo todo.
- Acontece, esposa, que tenho dois séculos a mais que você. Não dá para lhe contar tudo o que aprendi e listar todas as pessoas que conheci ao longo desses anos.”
No primeiro livro, apesar de ter gostado muito da trama, eu fiquei um pouco decepcionada do mistério ser tão óbvio e nenhum dos personagens ter se dado conta do ocorrido até o desfecho, mas em Metamorfose? as coisas mudam completamente e temos um mistério de deixar o leitor atendo a cada mínimo detalhe e completamente curioso para desvendá-lo.

A tal 'anomalia' que está fazendo os sobrenaturais virarem simples humanos e não poderem usar seus poderes é algo muito grave, imagine se alguém tenta atacar um lobisomem ou um vampiro importante logo nessa situação? É muito mais fácil e perigoso para esses seres, então a tal 'anomalia' precisa ser resolvida logo para que ninguém saia muito ferido dali.

Mas enquanto Alexia tenta descobrir o que está acontecendo várias outras coisas acontecem ao seu redor, pois como disse na resenha anterior essa mocinha parece que tem um imã para problemas, e está sempre correndo perigo mesmo não fazendo a menor ideia do porque. E isso deixou a trama muito mais interessante pois não sabemos se os eventos estão relacionados, o que realmente está acontecendo e quem está por trás de tudo isso. A autora soube conduzir muito bem esse mistério e eu fiquei presa nas páginas, louca para saber mais detalhes e saber como isso tudo iria terminar.

Outra coisa que deixou o livro muito mais leve e descontraído foram as companhia de viagem de Alexia: sua irmã (chata suprema) Felicity, sua amiga (com um gosto medonho para chapéus) Ivvy, o mordomo do Conde (e ator) Tunstell, sua criada (e francesa, que absurdo!) Angeline e é claro a inventora (e dona de uma loja de chapéus que usa calças) Madame Lefoux. Todos esses personagens tem uma drama paralela, mistérios sobre seus passados ou estão ali simplesmente para serem irritantes (que é o caso de Felicity hahaha) e isso quebrou a monotonia da história, dando mais personagens para ficarmos de olho e ficarmos nos perguntando se eles são realmente quem dizem ser.
"-Eles estão o quê?
Lorde Conall Maccon, conde de Woolsey, gritava. E muito. O que era de esperar, já que tanto pela incrível capacidade pulmonar quanto pelo tórax proeminente tinha um vozeirão.
Alexia Maccon, esposa do conde de Woolsey, muhjah da rainha e extraordinária arma secreta preternatural da Grã-Bretanha, arregalou os olhos ao ser arrancada do sono agradável e profundo.
-Não fui eu - disse ela na mesma hora, sem nem imaginar a que o marido se referia. Claro que, na maioria das vezes era ela, mas não valia a pena reconhecer de uma vez a culpa, independentemente do que o tivesse irritado tanto."
Alexia mais uma vez me ganhou com sua personalidade forte e sua extrema capacidade de arrumar uma confusão hahaha. Eu adoro essa garota, ela não fica parada esperando as coisas acontecerem, não espera explicações e muito menos se contenta com as que recebe. Ela é esperta e consegue solucionar o caso quase sozinha, botando aquela cambada de lobos no chinelo. Ela definitivamente é uma Alfa e acredito que Lorde Maccon tenham escolhido a pessoa perfeita para lidar com seu gênio forte.

Mas é o final senhoras e senhoras que vai deixar os leitores loucos pela continuação. Eu já desconfiava de alguns detalhes, mas como aconteceu me deixou pasma e desesperada para continuar essa série. Com certeza Inocência? terá muitas tretas e mais mistérios, e não posso esperar para acompanhar Alexia nessa jornada.
"Lady Maccon, ainda mais ousada, tocou o queixo do marido com a mão enluvada, transformando-o em mortal e virando seu rosto para ela.
-Precisa fazer isso, independentemente das normas da sua alcateia e do seu orgulho de lobisomem. Aceite o meu conselho nesta questão: lembre-se de que se casou comigo por causa do meu bom-senso.
Ele resmungou, mas não afastou o rosto.
-Eu me casei com você por causa do seu corpo e para calar essa sua boca. Veja onde é que fui me meter."

16 comentários:

  1. Quero muito conferir essa série, gosto muito da proposta que a autora apresentou, um romance de época com a pegada sobrenatural, no minimo inovador. saber que nesse livro o mistério é instigando me deixa animada, preciso conhecer a personalidade de Alexia.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi falar dessa série e até li a resenha sobre o primeiro livro e apesar de ficar curiosa pelo fato da história ser diferente dos sobrenaturais que conheço não estou tão ansiosa assim para conhecê-la.rsrs Mas se tiver uma oportunidade lerei, claro. Mais pelo suspense do que pela protagonista.kkkkkk...

    ResponderExcluir
  3. Eu já li muitas coisas favoráveis a essa série. Gostei muito da sua resenha, embora seja do segundo livro, mas foi bom, porque se de repente eu lesse o primeiro e não gostasse, pelo menos eu poderia insistir na leitura, já que o segundo é muito melhor.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Eu não sei se leria no momento, apesar de vc ter gostado tanto, pois estou saturada de histórias de época, rs. Mas eu curti o enredo e achei diferentão do que costumo ver, então está na listinha!

    ResponderExcluir
  5. Sabrina, tive o primeiro livor desta serie na estante por uns dois anos, mas acabei trocando porque não tinha interesse. Hoje vendo o rumo que a série tomou, me arrependo perdidamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Quero muito dar continuidade à leitura dessa série só li Alma?. Ficou ótima a sua resenha, acho que só pela viagem de dirigível já valeria a pena ler, rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina,
    Estou louca para ler os livros dessa série, mas não tive oportunidade ainda. Fiquei contente por o livro, apesar de ter essa previsibilidade em relação ao mistério, ter uma história agradável. Gostei da personalidade das companheiras da protagonista.
    Achei sua resenha muito interessante e vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu preciso pegar novamente essa série, pois só li os dois primeiros livros, mas não lembro de todos os detalhes. Agora que foi publicado toda a série, fico mais empolgada para ler tudo em sequencia, sem precisar parar \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei bastante do desenrolar desse segundo livro e Alexia é incrível. Nunca tinha lido Steampunk e achei com uma pegada muito boa.
    Preciso finalizar a série e estou bem animada pois me identifiquei com a escrita da autora.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Não conhecia a série e simplesmente amei. Tem vários elementos que eu gosto. Mocinha forte, personagens secundários divertidos e que trazem dúvidas e mais elementos ao enredo, e, claro, aquela pitada sobrenatural que adoro. Gostei muito também de ela estar mais preocupada em solucionar o mistério do que em procurar o marido.
    Fiquei curiosa para conhecer a série e pretendo fazer isso assim que tiver oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina

    Que bom que o mistério desse livro em questão foi bom e que o final deixa esse gostinho de quero mais. Eu não tenho vontade de ler a série, acho a mistura de gêneros estranha, assim como as capas e o nome da série! Rs
    Espero que siga curtindo os livros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?

    Já tinha ouvido comentário sobre essa série anteriormente e só esse mês vim saber que tinha essa pegada sobrenatural, desde então eu tinha ficado bastante curiosa sobre. Fico feliz que gostou, fiquei interessada em saber mais sobre essa capacidade de arrumar confusão haha Amo quando os finais nos deixam louco pelo próximo. Ah, adorei a resenha ♥

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Desde o lançamento do primeiro volume que desejo ler essa série, mas sem sucesso até hoje. É difícil começar séries para mim, porque posso até começar o difícil é finalizar e aí fico com um monte de séries não finalizadas. Enfim, não sabia que esses livros além de terem uma pegada sobrenatural, também tem mistérios, fiquei ainda mais interessada ao saber disso.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Sabrina,
    eu sempre tive uma certa curiosidade pelos livros desta série, inclusive cheguei a colocá-la em minhas listas de leituras, mas com o passar do tempo descobri novos interesses, iniciei novas séries e acabei me atolando em livros não lidos, então o desejo de conhecer esta história se perdeu em meio a tudo isso. No momento só leria se por acaso ganhasse os livros, não pela história em si, que ainda me interessa consideravelmente, mas pelo fato deu ter outros livros como prioridade de compra no momento. Fico feliz que a história esteja te empolgando, espero que as próximas experiências sigam sendo positivas.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Eu não gosto da proposta da série, que mistura um pouco dos conceitos do Steampunk, embora já até tenha lido livros deste gênero. Então infelizmente vou deixar sua dica passar, mas fico bem contente em saber que para você O Protetorado está alcançando todas as expectativas!

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Quero muito conferir essa série, amei a capa! inclusive irei colocar em minhas listas de leituras.

    Beijos!

    www.resenhasetudomaisbr.blogspot.com

    ResponderExcluir

TOPO