05 abril 2018

Resenha: Alma? (O Protetorado da Sombrinha # 1) - Gail Carriger

em 05 abril 2018

10 comentários

Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

*Livro recebido em parceria com editora* 

Alma? é o primeiro volume da série Protetorado da Sombrinha, série Steampunk (um sub-genero da ficção científica que se passa na época das máquinas a vapor - basicamente) que possui cinco volumes, todos já lançados pela Editora Valentina aqui no Brasil.  

"Com Alexia, tudo era imprevisível. Uma união cheia de surpresas e emoções era mais que qualquer um poderia desejar. E Lorde Maccon nunca fora do tipo que ansiara por uma vida pacata."
A Londres vitoriana do livro é repleta de seres sobrenaturais vivendo em 'harmonia', lobisomens, vampiros, fantasmas, humanos, cientistas, e somente UMA pretenatural, Alexia Tarabotti,  uma mocinha nada convencional, ela é uma lady nariguda, com o tom de pele mais escuro, filha de um italiano, com uma família insuportável e tagarela e que adora se meter em confusão com seu gênio forte. Sua última confusão foi em um baile da alta sociedade, quando a nossa lady vai dar uma escapadinha para a livraria ela acaba encontrando um vampiro errante que a tenta atacar, sem saber de sua condição preternatural, ou seja, uma sem alma que anula todos os poderes de outros sobrenaturais. 

Com toda a confusão gerada na biblioteca do baile Lorde Maccon, o coordenador do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais), policial da cidade, lobo Alfa de Londres e o Lorde mais cobiçado pelas solteironas, aparece para resolver o problema, e é claro que ele já conhece a fama de Alexia, pois ambos tem um passado de alfinetadas. 


Mas aparentemente o vampiro errante do baile não é um caso isolado, mais estão aparecendo sem saber nada dos costumes da colmeia e muitos outros errantes lobos e vampiros estão desaparecendo em todo do continente. Para piorar Alexia começa a ser perseguida por seres sobrenaturais, atraindo mais problemas e a aproximando mais de Lorde Maccon, o que esses seres querem com ela? Porque tudo começou a desmoronar logo com a preternatural no meio de tudo? 

“A Srta. Tarabotti não possuía alma para apreciar de verdade todas aquelas raridades. Entretanto, tinha noção suficiente de estilo para saber que estava rodeada por ele. O que a deixou nervosa. Arrumou o vestido, constrangida, pensando que talvez fosse considerado simples demais. Então, empertigou-se toda. Um solteirona singela e morena como ela nunca pdoeria competir com tamanha grandiosidade; era melhor tirar partido de seus pontos fortes. Estufou um pouco o peito e respirou fundo.”
Alma? foi um livro que comecei sem saber muita coisa, mas que estava bem ansiosa para lê-lo pois a série tem muitos fãs aqui no Brasil. Vocês sabem que eu adoro mocinhas independentes e livros sobrenaturais, e isso tinha tudo para me conquistar logo de cara, e apesar de alguns pontos 'negativos' foi uma leitura que eu gostei bastante. 

Alexia é uma mocinha super teimosa e que adora uma confusão, ela não liga para as regras da sociedade, não está nem aí pelo fato de ser uma solteirona e passa a maior barra em casa com sua família que só sabe alfinetá-la por causa de sua aparência ou descendência italiana. Quando ela mata o vampiro na biblioteca e começa os mistérios do livro eu fiquei bem empolgada, queria saber o que estava realmente acontecendo e porque ela estava no centro de tudo, e quanto mais esse mistério ia se alongando mais eu ia me interessando por sua história. 


O que mais gostei na mocinha é que ela é determinada e inteligente, armada com sua sombrinha ela vai atrás de informações sobre o que está acontecendo com os sobrenaturais de Londres, e ela não tem medo de entrar em uma colmeia de vampiros ou de sair a noite para ir encontrar o errante Lorde Akeldama, um vampiro bem peculiar que sabe de tudo o tempo todo. Ela se mete no meio da bagunça e não tem medo de sujar seu vestido para se defender, e olha coitado do sobrenatural que topar com lady Alexia em um beco escuro rsrsr 

Lord Maccon ganhou meu coração também, ele é um Alfa bem ligado ao costume dos lobos, e quando ele começa a se encantar por Alexia e percebe estar sendo correspondido é muito fofo e ao mesmo tempo engraçado e sexy observar esses dois se entregando aos sentimentos, para quem gosta de um toque romântico com certeza vai se apaixonar por esses dois, e confesso que o romance aqui foi a minha parte preferida do livro. 

"Ninguém em sã consciência descreveria a srta. Tarabotti como uma covarde. Quando ameaçada, ela revidava prontamente. Talvez por ser preternatural ou por sua péssima tendência a teimosia."

O mistério sobre os desaparecimentos a cada página fica mais cabuloso, confesso que lá pela metade já estava desconfiando do que estava acontecendo ali, e talvez por isso não tenha me emocionado tanto quando a bomba explodiu - pois aconteceu exatamente o que previ - mas ainda assim é uma bos história, que leva o leitor a ficar atento a cada detalhe da interação dos personagens e das descobertas que os protagonistas vão fazendo.

Talvez minha única reclamação mesmo seja com o excesso de descrições do livro, essa parte não me conquistou muito porque sou uma leitura mais prática, não gosto muito de ficar viajando nos cenários ou nas explicações sobre determinadas técnicas de medir alma e coisa e tal, mas para os leitores que gostam de uma história mais detalhada e embasada com certeza vão gostar dessa parte, pois nota-se que a autora fez um trabalho muito bem explicadinho e bem feito.


A diagramação do livro é muito bonita e combina muito com o estilo da série, eu adorei o polvo na parte superior para enumerar as páginas, e confesso que esse polvo é um dos mistérios que mais estou doida para descobrir mais detalhes. 

Enfim, para um primeiro volume de uma série, Alma? é um bom livro, principalmente se você gosta de uma história sobrenatural com uma mocinha independente e intrometida. Alexia vai conquistar os leitores e dar um protagonismo feminino incrível para essa história cheia de aventuras e perigos para uma lady. Mesmo com uma linguagem um pouco diferente eu gostei muito da história, e já estou ansiosa para descobrir quais serão as próximas aventuras dessa mocinha que só atrai confusões, tenho certeza que Lorde Maccon ainda vai ficar doido nessa série rsrsr


" É que havia algo de especial em Alexia Tarabotti que a tornava muito atraente. Talvez fosse a forma como sorria de um jeito disfarçado quando os dois discutiam, deixando subentendido que gritava com ele apenas para se divertir. "


10 comentários:

  1. Já li, amei e recomendo.
    Alma? é um Steampunk para lá de fantástico! Amei conhecer Alexia Tarabotti e todo seu sarcasmo, humor inteligente e sua obsessão por se meter onde não foi chamada! rs

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sabrina.
    Sempre tive vontade de ler essa série, mas até hoje não encontrei tempo... Uma pena! Acho que eu até conseguiria curtir a trama, mesmo não suportando lobos, lobisomens e afins!! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre vi essa capa e me remeteu a livros de Jane Austen sei la porque, mas além disso, essa história me parece rica demais, com uma personagem acima de tudo, determinada, né? Fiquei super animada com a sua resenha e já adicionei em minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sabrina.
    Esse livro sempre chamou minha atenção pela capa, bem estilo livro de época, calmo e romântico, mas pela resenha de calmo não tem nada. Já gostei da Alexia por ser diferente das demais "moças indefesas" , e quando vc fala em excesso de descrições, aí foi o que mais atraiu, adoro livros descritivos exaustivamente, adoro detalhes...quanto a linguagem diferente o que seria? Uma linguagem mais rebuscada. ..nunca li Steampunk. Tá na hora de ler.
    Obrigada .

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Eu já li o livro, mas vou fazer a leitura novamente para me lembrar de todos os detalhes.
    Foi uma história que gostei muito e indico para todos. preciso fazer uma maratona e ler toda essa série.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sabrina! Conheço essa série porque uma amiga minha leu os primeiros livros e achou muito bacana. Eu achei bem criativa a mistura entre steampunk e sobrenatural, apesar de não ter lido ainda. É realmente uma ótima dica!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Sabrina, esse livro ficou na minha estante muito tempo, até que troquei no Skoob. Sei que tem muitos fãs e os pontos positivos que você ressaltou na resenha me agradam também, mas ainda não tenho interesse em ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Sabrina,
    Ainda não li nenhum livro dessa série, mas tenho vontade, pois acho a premissa deles interessantes. Fiquei contente por a história ter te agradado, apesar do excesso de descrições que o livro tem. Acho que é uma obra que vai me agradar por ser de gêneros que eu gosto muito. Fiquei curiosa para descobrir a resolução para esse mistério que me intriga demais.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, ótima a sua resenha, eu li esse livro há muito tempos, e a protagonista é mesmo uma mocinha super interessante. Preciso dar continuidade à leitura da série.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem ? Eu descobri este livro quando tinha parceria com a Editora Valentina e fiquei muito curiosa em ler, mas ao tempo bem receosa, pois me pareciam dois elementos muito distantes entre si, mas fiquei bem curiosa, principalmente sabendo que temos uma mocinha forte e independente, então a dica esta anotada para uma leitura. Fiquei bem curiosa mesmo, quando envolve fantasia fico ainda mais curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir

TOPO