16 março 2018

Resenha: Preciso Saber - Karen Cleveland

em 16 março 2018

12 comentários

O thriller do ano: uma analista da CIA deverá escolher entre o amor de sua família e o juramento feito a seu país.

Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?

*Livro recebido em parceria com editora* 

Preciso saber foi uma das minhas recentes leituras, mais um livro de um gênero que estou adorando ler e que me surpreendeu bastante a cada página.


"Eles querem que eu me sinta como se não tivesse escolha. Como se estivesse sozinha e não fosse forte o suficiente para encarar isso por conta própria.
Mas eles estão errados. Eu tenho escolha, sim.
E quando se trata dos meus filhos, sou muito mais forte do que eles pensam."
O livro trás a história de Vivian, uma analista CIA que ajudou a desenvolver um projeto perfeito para descobrir uma rede de espiões russos infiltradas nos Estados Unidos. Quando tudo está começando a dar certo e ela vai testar o programa tem uma surpresa, dentre os rostos em uma pasta chamada "amigos" ela vê um muito família, seu marido Matt.

Mas Matt não pode ser um espião russo, eles já estão casados a anos, tem quatro filhos juntos, é um exemplo de marido que a ajuda imensamente em casa e entende quando ela chega atrasada depois de um dia estressante no trabalho. Mas como isso pode estar acontecendo com ela? Como ela irá resolver tudo isso? Principalmente tendo um filho com problemas de saúde e dependendo do salário dele para manter sua família.

"O homem que eu conheço tão bem, mas que ao mesmo tempo é um completo desconhecido."
Vivian é uma mulher que em alguns momentos eu duvidei de suas escolhas, mas quanto mais conhecemos do seu passado, seu emprego vamos entendendo ela melhor, vamos vendo o quanto de coragem foi necessário para fazer o que precisava e como ela é apaixonada pela sua família. Eu amei o quanto ela foi corajosa quando as coisas começaram a apertar e amei ainda mais toda a garra que ela tira de dentro de si pra salvar a sua família, para defender seus filhos, que são as coisas mais importantes da sua vida.

Criei várias desconfianças ao longo da narrativa, a cada reviravolta eu desconfiava de uma pessoa diferente, mas nada me preparou para as reviravoltas finais. A autora foi simplesmente brilhante e o final captou extremamente bem a essência do livro, a mensagem sobre as coisas que fazemos por amor e o quanto isso é difícil.

A história tem um toque de espionagem misturado com dramas familiares, é muito interessante observar uma narrativa que aborda de maneira muito real o tema de "espiões", porque sempre achamos que são pessoas más que estão ali só para destruir o país, mas muitas vezes eles não têm opção, são inseridos naquela vida muito cedo e sabem das consequências se tentarem fugir. Essa parte foi a que mais me envolveu, pois fiquei criado várias teorias de como isso se aplica na nossa realidade, e a autora sendo uma ex funcionária da CIA será que tem um pontinho de verdade na sua narrativa?

"-Você é leal à... Rússia? As palavras soam tão estranhas saindo da minha boca.
- Sou leal a você."
O livro é narrado em primeira pessoa pela Vivian, intercalando o presente com algumas lembranças do passado que vão explicar como seu relacionamento começou, essa narrativa deu um ar mais misterioso a história pois a protagonista está tão perdida quanto nós na teia que ela caiu. A história é extremamente fluida e você não consegue mais parar quando começa a ler, a cada capítulo tudo vai ficando mais complicado e você vai ficando mais desesperado para tentar resolver esse mistério e fica se perguntando a todo momento em quem deve confiar, quem está mentindo ou falando a verdade. E quando tudo termina você fica ainda mais encabulado com o que acabou de ler.

Preciso Saber é um thriller incrível que vai conquistar todos os leitores, é impossível fazer essa leitura e não admirar a garra dessa protagonista que faz de tudo para salvar sua família. Repleto de reviravoltas surpreendentes esse livro entrou com certeza para minhas melhores leituras do ano, e já estou louca para conhecer mais livros dessa autora para ficar especulando o que é baseado em sua antiga profissão e o que é ficção.

"Ás vezes, a gente acha que encobrir a verdade vai proteger as pessoas que mais amamos."




12 comentários:

  1. Oii, tudo bem? Essa é a primeira resenha que leio do título e ler sua opinião conseguiu despertar meu interesse pela leitura! Thriller é um dos meus gêneros favoritos, e quando são protagonizados por mulheres melhor ainda! Espero de verdade ter a oportunidade de ler. Coloquei na listinha :D

    Beijos
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai, caramba!!
    Estou maluca para ler esse livro!
    Não vejo a hora do meu exemplar chegar e sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa!!
    Sou apaixonada por thrilers!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva
    http://leitoracompulsiva.com.br

    ResponderExcluir
  3. Primeiro momento me lembrei daquele filme com o Brad Pitt e a Angelina Jolie e acredita que não lembro o nome? Hahahahaha. Mas adoro livros deste gênero e esta é a primeira vez que vejo e leio sobre este livro. Eu gosto de diversos gêneros e é bom conhecer algo novo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho amado thriller e apesar de não ter gostado da capa desse livro eu quero muito ler. Fiquei curiosa quanto as reviravoltas finais e essa essência do livro. Adoro a ideia do drama familiar com a espionagem, me lembra o filme Sr. e Sra. Smith, que eu amo. Quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa capa jamais me faria ler o livro!rs

    Sua resenha, por outro lado, sim. Deu para ter uma noção real de como é a história e a situação na qual a protagonista se encontra. Nossa, o próprio marido dela é um "inimigo"! Nunca iria querer estar na pele dela, é uma situação desesperadora. Eu amo thrillers e creio que iria gostar muito desse. Assistindo certas séries e lendo determinados livros, não deixo de sentir asco da maneira como os países utilizam as pessoas para seus jogos de poder. Tudo é sempre uma questão política, econômica, de querer ser mais poderoso que o outro. E no meio disso tudo são os cidadãos comuns, as pessoas que não ganham nada com isso quem perdem mais do que suportariam.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Não tenho costume de ler sobre o gênero, mas achei muito interessante a história. Imagino o choque da personagem ao descobrir o marido como um dos espiões e adoraria saber como acontece o desenrolar dos fatos, parece ser uma história que prende bastante o leitor. Adorei a resenha!

    www.virandoamor.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Sabrina, eu adoro quando um livro assim, com suspense, insere passado e presente na narrativa. Acho sempre interessante e mais abrangente. Fiquei curiosa e quero ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sabrina!
    Não conhecia a obra, mas fiquei curiosíssima pela obra. Esse lance dela ir atrás dos espiões e o marido, toda a história depois. A questão dos espiões não ter muita escola, dando ao leitor o outro lado da moeda. Achei bem interessante, só perde mesmo pra autora ter trabalho pra CIA... acho que talvez tenha um fundo de verdade sim kkk Já entrou nos meus desejados!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Sabrina,
    Me abraça? Nossas impressões com relação a esse livro foram bastante parecidas e eu também acho impossível não amá-lo, principalmente, para fãs do gênero. Eu fiquei muito contente por conhecer suas impressões e ver que você curtiu a leitura e simpatizou com os personagens. Eu tive sérios problemas para fazer pausas nessa leitura rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler livros de suspense, porém, ultimamente tenho ficado mais curiosa. Confesso que ainda não conhecia esse livro e achei a sinopse meio clichê. Porém, sua resenha conseguiu me deixar bem mais empolgada e curiosa para realizar esta leitura. Gosto quando os livros fazem com que a gente mude as suspeitas constantemente e ainda se surpreenda no final.Acho que isso demonstra que a autora soube construir bem a história.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu adorei a resenha! Muito bom suspense, adoro livros assim. E tudo que envolve a CIA, NCIS, CSI, me fascinam por completo! Já quero conferir a leitura! ❤

    ResponderExcluir
  12. Oi Sabrina! Tudo bem?
    Primeiro, adorei a resenha! Ficou muito boa e com certeza instigou meu interesse.
    Segundo, adorei a proposta desse livro! Adoro um bom suspense com pitadas de trama familiar e certamente adoraria ler o livro para saber como a protagonista vai lidar com isso.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir

TOPO