23 fevereiro 2018

Resenha: Um coração maior que o mundo – Christian Figueiredo

em 23 fevereiro 2018

Comente aqui

Chris é um jovem de hábitos estranhos. Tímido e calado, não possui nenhuma rede social e ama ler os poetas que morreram jovens demais. Seu sonho? Ser escritor e, com a escrita, mudar a vida das pessoas. Morando numa cidade do interior, vê sua vida mudar por completo ao receber uma trágica notícia: sua mãe, Helena, precisa urgente de um transplante. Junto com a família, parte para São Paulo em busca de um novo coração.Lily é uma garota paulistana que há muito tempo não sente seu coração acelerar. Cansada da vida que leva, nada mais é capaz de despertar seu interesse: roupas caras, seguidores nas redes sociais, amigos da high society e muito menos o curso de cinema que acabou de começar. Tudo parece ter perdido o brilho de uma hora pra outra.Um encontro inesperado, no parapeito de um prédio, mudará para sempre a vida destes dois personagens. Christian Figueiredo, que conquistou milhares de leitores com sua trilogia anterior, agora dá voz a jovens tão diferentes, mas com anseios parecidos: viver por aquilo que faz o coração bater mais forte.


*Livro de acervo pessoal da blogueira* 

Olá Leitores!

Para quem não conhece Christian Figueiredo, ele é um YouTuber muito popular entre os adolescentes, com vídeos de trolagem, entrevistas, games,vlogs entre tantos assuntos e também tem mais outros 3 livros mais biográficos já publicados (Eu fico loko 1,2,3).

Esse é o primeiro livro de romance do youtuber com gênero jovem adulto ( Young adult) com uma história que aquece o coração e leva a uma pequena reflexão. Aqui vamos conhecer duas histórias paralelas, com narrações alternadas entre Chris e Lily, os protagonistas dessa bela história.

Chris é um garoto de 19 anos que mora em Garça, interior de São Paulo que tem uma vida pacata é tímido e gosta muito de ler e filho único de um padeiro e uma dona de casa. Sua mãe tem problema cardíaco o qual a deixa em estado de risco precisando de um transplante de coração o quanto antes.

“Um jovem que a partir deste momento, tem motivo forte suficiente para erguer a cabeça e que nada tem a ver com a vontade de ser escritor. A razão pela qual sigo em frente agora é o desejo de encontrar um novo coração para minha mãe”.
Por recomendação médica, eles precisam se mudar para a grande São Paulo o quanto antes para o tratamento adequado da mãe, e assim Chris tem que protelar o sonho de entrar numa boa faculdade para cursar Letras e se tornar um escritor.

Com dificuldades financeiras, tendo que recomeçar a vida em São Paulo, ele começa a trabalhar como garçom em eventos para ajudar o pai nas despesas médica da mãe e com a faculdade, mesmo tendo conseguido uma boa porcentagem de bolsa de estudos.

Do outro lado conhecemos a vida da Lily , uma menina rica da região nobre de São Paulo, estudante de cinema e filha única de um grande empresário. Ela sente um vazio com a vida que esta levando, não esta satisfeita com seu curso de cinema na faculdade e não quer participar dos eventos que seus amigos sempre frequentam.

“Por um lado, é reconfortante saber que se eu quiser participar dessa vida de viagens,festas, roupas de marca e likes, todas as portas estão abertas pra mim. Mas nada disso me toca. E talvez por isso eu esteja um pouco triste de um tempo pra cá. Poque eu sei onde não quero estar, mas ainda falta descobrir qual é o meu lugar”.

Seu circulo de amizade é de jovens da classe alta de São Paulo, que fazem viagens para outros países, frequentam restaurantes caros, as baladas mais requisitadas como VIP e carros importados.

Sua mãe que adora participar de festas com celebridades e personalidades da grande São Paulo, esta preparando um requintado evento com a high society de São Paulo para sua festa de bodas de prata, Lily sabe que vai ter que posar para fotos de imprensa, fingir ser a família perfeita enquanto ela sabe que aquela comemoração é uma farsa, e quando ela se cansa corre para o último andar do prédio em busca de sossego e encontra Chris, e começa então uma conversa despreocupada.

“Eu tive a impressão de que, pela primeira vez na vida, alguém prestava atenção em mim, no que eu tinha pra dizer, e não no meu sobrenome, na roupa que eu estava usando ou nos lugares que eu frequentava”.
Eles acabam criando uma amizade linda desde aquele momento, mas é claro que a diferença social dos dois causa muitos estranhamentos, principalmente em Chris que tem tantos sonhos e tantas dificuldades em sua vida, mas no decorrer da história vamos acompanhando como eles vão superar isso, tentar seguir o seu próprio coração, que quando se trata de 'amor' não vê status ou dinheiro em primeiro lugar.

A história é envolvente e mesmo sendo previsível não tira o encanto da leitura. Encontrei várias possíveis inspirações para essa história, com “ A culpa é das estrelas” ou” Como eu era antes de você” ou Cidade dos Anjos” coisas do tipo.

Foi muito bom ler uma história que se passe aqui na cidade onde nasci e cresci, ele descreveu os bairros que fizeram e fazem parte da minha vida cotidiana, e bairros típicos de São Paulo onde ocorre eventos populares, foi fácil de imaginar o casal protagonista passeando por entre esses bairros, foi fácil me ver fazendo parte dessa história com Chris e Lily.

Foi uma leitura fluida e rápida pois são pouco mais de 200 páginas que foram bem desenvolvidas e deixando a leitura leve e prazerosa, e ao mesmo tempo o livro trás muitos pontos para reflexão,como a vida sofrida de brasileiros que querem tornar seus sonhos em realidade e infelizmente poucos conseguem; que nem sempre uma vida com conforto, muitos seguidores nas redes sociais e oportunidade infinita através do dinheiro é de fato reflexo de uma vida verdadeiramente feliz e por último a importância da doação de órgãos que pode salvar vidas.

“Quando duas pessoas se encontram e há uma conexão real entre elas, não existe essa história de mundo diferentes.O que existe é o amor, esse sentimento que salva as pequenas horas, as vezes um dia e, com sorte, uma vida”.

Gostei de fazer a leitura do primeiro livro do jovem autor e classifiquei com 3 estrelas. É um belo livro para o público do autor, para os mais jovens e também para inspirar um pouco leitores de qualquer outra idade, vale a pena dar uma chance a esse autor e conferir seu trabalho fora do Youtube.


0 comentários :

Postar um comentário

TOPO