Resenha: Os Criadores de Coincidências - Yoav Blum

14 comentários

E se o trem que você perdeu, o café que derrubou, o bilhete que encontrou não forem eventos aleatórios? E se o destino do mundo estiver sendo manipulado por pessoas especializadas em criar acasos?
Neste romance best-seller do israelense Yoav Blum, o destino é o protagonista – mas ele não depende de sorte ou intervenção divina.
Emily, Eric e Guy trabalham numa espécie sobrenatural de organização secreta há alguns anos. Eles estudaram disciplinas como interferências em sonhos, distribuição de sorte e como ser amigos imaginários, até se tornarem criadores de coincidências. Agora, de tempos em tempos, recebem complexas missões a serem executadas. Seu trabalho é permanecer na área cinzenta entre destino e livre arbítrio, onde eles criam situações que criam situações que criam mais situações que darão origem a pensamentos e decisões, gerando os mais diversos resultados: o encontro de almas gêmeas, invenções que podem mudar o mundo, a inspiração que dará origem a obras-primas.
Mas, quando Guy recebe uma missão especial, que vai além daquilo que ele acredita poder fazer, as coisas começam a se mover de forma a mudar tudo o que os criadores de coincidências entendem sobre a vida e a verdadeira natureza do amor.
Um thriller improvável sobre os operários invisíveis que mantêm girando as engrenagens do acaso.

*Livro recebido em parceria com editora*



Eu vivo dizendo aqui no blog que tem livros que você termina e não sabe como resenha-los, e essa é a mais pura verdade pra mim, porque tem histórias que são tão diferentes, tão complexas e completas, que quando você finaliza a história só fica pensando o quando a mente daquele autor é brilhante, e em como mais pessoas deveriam ler aquele livro. 

"Afinal, as pessoas não se distinguiam umas das outras penas por ocuparem espaços diferentes. Elas também atuavam em tempos diferentes. Até certa medida, moviam-se dentro de uma bolha de tempo pessoal criada por elas mesmas. Parte do trabalho de Guy, como o General dissera, era unir esses tempos diferentes sem que o encontro parecesse artificial."
Os Criadores de Coincidências é esse típico caso, eu estava bem curiosa com esse livro pelo título, me joguei na história ainda sem ler a sinopse, e quanto mais eu lia mais achava a história doidinha, mais gostava e mais ficava presa as páginas, até que eu terminei e fiquei olhando pro teto pensando em como aquele livro era brilhante. 

Aqui somos inseridos em um mundo onde nada é por acaso, há pessoas que são especializadas em criar coincidências, (AH VÁH), ou seja, cada ação que você acha que foi por acaso, aquela papelada que caiu e fez você esbarrar no boy, aquele trânsito que você pegou e fez você pensar na vida... Nada disso é por acaso, é uma coincidência criada por pessoas que estão em uma missão, você pode ser o alvo ou somente um incidente aleatório para se chegar ao objetivo, mas tudo ali tem um dedinho de um Criador de Coincidências.

Na história somos apresentados a três amigos que começaram esse curso juntos, Guy, Emily e Eric. E durante essas páginas vamos intercalando entre passado e presente, algumas visões das aulas e até mesmo o material didático do curso, tudo para explicar como esses três trabalham em seus casos, como essa profissão funciona e porque ela é tão importante para fazer os acontecimentos do mundo darem certo.
"A missão podia ser mudar a visão mundial sobre algum assunto, unir famílias, garantir a paz entre inimigos, plantar a semente da inspiração para uma obra de arte, uma nova teoria, uma grande inovação científica, se ele tivesse sorte... quem poderia saber?"
Guy é como nosso personagem principal, ele é o que tem mais destaque e durante a história vocês vão entender o porque. Mas basicamente ele é o único que sabemos qual era sua 'profissão' antes de se tornar Criador de Coincidências, ele era um Amigo Imaginário, se transformava no que aquelas pessoas precisavam no momento, sejam elas crianças, adolescentes ou até mesmo prisioneiros solitários. É nessa fase da sua vida que ele conhece uma pessoa que o marca pra sempre, e que mesmo depois de ter saído dessa profissão ainda está em sua mente, rodeando tudo que ele faz. 

Não dá pra falar muito pra vocês do enredo porque são os mínimos detalhes que vão fazendo a ligação para um final surpreendente, eu não nego que descobri antes de ser revelado, mas porque estava muito atenta aquele livro, estava vidrada em cada detalhe daquela 'profissão' tão diferente, mas tão incrível. 

O livro além de trazer grandes ensinamentos sobre como os mínimos acontecimentos podem mudar nossa vida, fala muito sobre o amor, sobre sentimentos, sobre vida e morte, livre arbítrio, sobre não ser um mero expectador, sobre como ás vezes uma mínima inspiração pode mudar os nossos sonhos, mudar a nossa vida para sempre. É um livro com um toque de fantasia que faz você refletir a cada página, cada missão que os personagens tem que desempenhar tocam o leitor de alguma maneira, e você acaba salvando várias quotes incríveis, diálogos cheios de verdades e inteligencia.
"Era assim que as coisas funcionavam quando você era escolhido pela profissão em vez de escolhê-la. Normal era apenas uma palavra."
Os Criadores de Coincidências sem dúvidas é um livro que me surpreendeu, e que mesmo eu desconfiando de alguns detalhes não tirou nem um pouco o brilhantismo da trama. É um livro tão bem amarrado, com os acontecimentos tão bem ligados que quando você termina tudo que resta é ficar um tempo olhando pro nada e pensando em como a história é brilhante, é inovadora e surpreendente. Não há uma gota de clichê nessa história, e garanto que ao inicia-la você não vai conseguir mais largar, eu terminei essa leitura em um dia, e com certeza ela entrou para meus queridinhos da vida, e que vou lembrar sempre com carinho de cada detalhe. 



14 comentários

  1. Ah eu quero. Uma vez vi um filma, acho que se chama agentes do destino e tinha uma história mais ou menos assim. Imagina que legal pensar que tudo que acontece na nossa vida tem um propósito? Adorei

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary, já pensou? Corre pra ler, você vai se surpreender!
      Bjo ♥

      Excluir
  2. Oi Sa!

    Eu já tinha visto essa capa por aí algumas vezes, mas nem dei atenção a ela. O nome do livro realmente não chamou em nada a minha atenção, mas daí eu li sua resenha e MINHA NOSSA PRECISO!

    Adoro histórias com finais surpreendentes (algo raro pra mim hoje em dia!) e fiquei bem interessada em saber como esses pequenos detalhes que você menciona vão de fato influenciar tanto assim...

    Adorei saber que achou a trama brilhante ainda que tenha suspeitado de certos fatos, concordo com você que quando minhas teorias a respeito de algo do livro estão corretas nem sempre isso me decepciona.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie! Sim, mesmo desconfiando de algumas coisas, fiquei surpresa mesmo! Você não perde por esperar! Vai ser uma leitura e tanto!
      Bjo

      Excluir
  3. Oi Sabrina,
    Conhecendo esse livro agora e já fiquei interessada. Achei o enredo interessantissimo e faz minha mente doidinha fica confabulando se não existe algo assim por traz de acontecimentos em nossas vidas.
    O melhor ainda é sobre a história nos fazer pensar em tantos outros temas como você citou. O que me deixou mais curiosa ainda para fazer a leitura.


    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi Sabrina, eu ainda não conhecia o livro e o fato da história ter te surpreendido, fiquei curiosa porque geralmente você indica sempre livros que eu adoro. Achei bem original essa premissa e já quero ler também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sabrina!
    Que bom que este livro te surpreendeu de uma forma boa! Não conhecia a história e o título realmente chama atenção né? Me pareceu super instigante ter pessoas profissionais em criar as nossas coincidências (para falar a verdade, é uma ideia genial! haha). A sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre Guy e seu passado, marquei na minha listinha para ler neste ano :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia o livro e achei bastante diferente, pois ainda não li nada parecido. É bem interessante a ideia dos criadores de coincidências e tudo o que se pode desenvolver em torno disso. Fiquei curioso com o livro e já adicionei na minha lista. Parabéns pela resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas, adorei seus comentários sobre o livro! Achei a premissa muito legal e pelos seus comentários Os Criadores de Coincidência possui vários elementos que me atraem em uma leitura... Espero poder ler em breve <3
    Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Desde que vi o lançamento no Skoob o livro já está na minha lista de desejados <3
    Achei a sinopse muito interessante e agora sua resenha só me deu mais esperanças de ler um livro magnifico <3
    Vou ter que dar um jeito de colocá-lo na frente na minha lista de compras. hahaha

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  9. Olá Sabrina!!!
    Que livro mais fofo e que eu acabo de descobrir por coincidência aqui com você ❤️
    Quem sabe isso não seja dos criadores de coincidências?? rsrsrs
    Eu achei muito interessante a parte do amigo imaginário, pois mesmo quando criança não tenha criado um mas na adolescência tive um pouco disso pois quando precisava de conselhos falava com alguém que nem existia.
    Adorei o livro e já se tornou uma das leituras que quero pra minha vida!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Apesar de já ter visto esse livro na Amazon, nunca tinha realmente parado para ler uma resenha ao seu respeito e, confesso que estou surpresa, porque consegue ser ainda mais instigante do que eu imaginava. Adorei conferir suas impressões a respeito dessa leitura, espero poder tirar minhas próprias conclusões em breve e, também, que eu goste assim como você, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que, ao ler a sua resenha, fiquei super interessada porque parece ser uma obra extremamente inteligente! É um pouco diferente das coisas que leio, o que é ótimo, então estou adicionando na minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Hey!

    Eu não conhecia a obra mas ela realmente parece muito diferente. Fiquei curiosa em ler depois de saber a "profissão" do rapaz e o contexto do livro. É realmente diferente e me atraiu muito. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir