04 janeiro 2018

Resenha: O perfume da folha de chá - Dinah Jefferies

em 04 janeiro 2018

36 comentários

Um homem atormentado por seu passado. Uma mulher diante da escolha mais terrível de sua vida.
Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurence, no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império.
Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos.
Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.



Skoob 
Onde comprar: Submarino | AmazonSaraiva | Americanas | Folha 



* Livro gentilmente cedido em parceria pela editora *

"O lago brilhava sob o céu de um azul intenso, escuro na sombra, mas quase preteado à luz do sol, pontuado por um ou outro traço verde. Gwen passou pelo jacarandá e sentiu o cheiro de uma flor desconhecida no ar."
Em O perfume da folha de chá, Dinah Jefferies faz um trabalho magnífico nos apresentando um livro sobre o período colonial britânico e que ocorre em um local exótico, exalando os maneirismos e o estilo de vida de uma época que se passou. O livro é ambientado no Ceilão, atualmente conhecido como Sri Lanka, uma ilha no sul da Índia.

Gwen é uma jovem esposa que se vê longe da família e do lugar em que viveu a vida inteira para iniciar sua vida de casada ao lado de Laurence, um homem bem mais velho, e dono de plantações de chá nesse lugar completamente diferente. A princípio, acreditei que a história seria uma trama desnecessariamente longa e morna, bem fraquinha, um romance que se estendeu demais. Ledo engano!

Nossa mocinha está disposta a fazer o casamento dar certo, e quer conquistar seu lugar como senhora da casa para qual acaba de se mudar. no começo é difícil para Gwen se adaptar aos empregados, e aos costumes estranhos dessa nova terra, mas ela é jovem e dedicada. Entretanto, há muito mais que chá fervendo nessas terras quentes e coloridas.

Em sua própria casa, há espaços desconhecidos e segredos guardados pelas paredes. Seu marido parece ter se esquecido de todo o doce amor que compartilharam na lua de mel e quando Gwen chegou da Inglaterra, está sempre distante, trabalhando o tempo inteiro e dormem quartos separados.

Adicionando mais lenha ao caldeirão, Gwen encontra-se ainda mais abaixo na lista de prioridades de Laurence quando sua irmã Verity vem para ficar. É claro para o leitor desde o início que Verity será uma péssima cunhada. Uma mentirosa com um hábito desagradável de agarrar-se a seu irmão, ela faz as tentativas de Gwen para conquistar as afeições de Laurence ainda mais difíceis.


"Ninguém nunca dissera que ser mãe significava conviver com um amor tão indescritível que a deixaria sem fôlego, e com um medo tão terrível que abalaria até sua alma. E ninguém nunca avisada sobre a proximidade desses dois sentimentos. "
A escrita do livro é tão fluida e interessante, que você se vê no meio de um acontecimento que mudará a vida de nossa Gwen para sempre. Vale dizer que em nenhum momento o segredo fica aparente ou fácil de ser descoberto, a autora soube costurar uma trama complexa, cheia de detalhes que não sobrecarregaram o principal, mas ajudaram ainda mais a dar o toque angustiante e nervoso que há em muitas partes do livro.
Nessa história é o amor de Gwen por Laurence e seu filho Hugh que dirigem a narrativa. Segredos, escândalos, traições e mentiras estão todos entrelaçados nas tentativas desesperadas que Gwen faz para manter sua família unida e forte em um mundo que está rapidamente e perigosamente caindo e escorregando pelos seus dedos.

Essa força e determinação de Gwen nos faz torcer e tremer por ela, houve momentos em que eu parei a leitura para recuperar o folêgo e lembrar de detalhes que a autora deixou para serem juntos. Seu sofrimento é tão palpável, que por vezes eu corria a com a leitura para descobrir logo o que aconteceria.

"Quando ele tocava seu coração dessa maneira, ela se sentia segura e protegida contra qualquer infortúnio. Se não o tivesse conhecido, poderia nunca ter descoberto o amor, e fora graças ao amor que se transformara na esposa e na pessoa que era. O esforço valera a pena, e agora eles estavam prontos para enfrentar juntos tudo o que viesse pela frente."
Falando brevemente sobre a edição, temos aqui um claro exemplo de que menos é mais. A capa é linda, a ilustração única presente na obra, alcança com sucesso o intuito de nos levar ao local da história. As páginas são amareladas e a fonte é grande e super visível, o que para os defeituosos da visão como eu, é maravilhoso!
Concluindo, existem tantos segredos, tantas perdas e dor. Traições, inveja e culpa agem como ondas inundando todos os personagens. É um livro que vai roubar seu coração! Digo sem medo de errar, que foi se não a melhor, uma das melhores leituras do ano! Arrebatador de uma forma leve e gostosa!


36 comentários:

  1. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro e a história é bem instigante. Ainda tenho minhas dúvidas sobre a capa, gostei de alguns detalhes e de outros não.
    Acho muito legal quando os autores constroem tramas cheios de mistérios, que nos forçam a tentar descobrir. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem? A capa é tão linda, tão simples..
      A história é mesmo instigante, você fica até o último momento tentando descobrir o mistério e se surpreende no final! Vc vai gostar muito! :)

      Excluir
  2. Amoooooo romances históricos e estava morrendo de vontade de ler esse livro.
    Pela sua resenha deu pra perceber que é um romance de tirar o fôlego e completamente diferente dos outros livros lançados por aí.
    Espero ler ele em breve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila! É sim um romance lindo e de tirar o fôlego! O amor da protagonista é tão verdadeiro e protetor que não conseguimos deixar de desejar a felicidade dela! Tomara que consiga mesmo ler, você não vai se arrepender!
      Bjo

      Excluir
  3. Pela sua resenha deu pra perceber que esse livro é lindo!
    Vou gostar muito dessa leitura, amo romances históricos e já estou de olho nesse e no segundo livro, espero que a editora publique o último também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil! Esse livro entrou pra minha lista de favoritos da vida! Você vai gostar sim, tenho certeza! Estou esperando o segundo chegar pra poder ler e resenhar pra vocês! E ainda tem o terceiro né! Tomara que sejam tão bons quanto o primeiro!

      Excluir
  4. Oii
    Uau, adorei essa premissa. Nunca tinha ouvido falar nesse livro mas já quero muito ler, parece ser interessante e já quero saber o que o marido dela esconde, altas surpresas kkk Linda resenha, amei. Já tô seguindo seu blog e curti a fanpage também.
    BJos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bya! Obrigada e seja muito bem vinda! Quando tiver uma oportunidade, leia sim! A história é linda!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  5. Gostei muito da capa e a resenha foi muito bem escrita. Gosto de romances de época e devo dizer que esse me aguçou o desejo de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria! Obrigada querida! Esse romance é leve e delicado! Você vai estar correndo pelas páginas antes de perceber!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  6. Um título exótico, assim como o cenário em que se ambiente a estória. Gosto quando a história é fluida, ainda mais quando nos traz uma realidade diferente da nossa, já fiquei aflita por Gwen apenas com a resenha. Amei a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Você vai ficar atacada quando ler! Eu fiquei desesperada por várias vezes! O que eu mais gostei foi esse nervoso que o livro transmitiu no decorrer da narrativa! Você vai amar!
      Obrigada pelo comentário!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  7. Olá Aline, tudo bem?

    Eu achava que o livro se passava num tempo bem antes da década de 20, pensava realmente que era um romance de época bem mais de época, rs. Infelizmente, como é de uma outra realidade, totalmente diferente da nossa, não vou provavelmente ler este livro não..

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela, tudo bom? A época da história quase não influencia na narrativa, é somente dita para localizar o leitor. Mas se você gosta de romances de época de 'raiz', esse já tá mesmo mais moderno. Mas não diga não assim, dê uma chance, você vai se surpreender!
      Obrigada por comentar!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  8. Gostei muito da resenha. Quero ler o livro. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Obrigada por comentar! Leia sim, você vai gostar muito!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  9. Oi, Aline!
    Uma amiga minha leu o livro e gostou muito da trama, mas disse que o final deixou a desejar, porque aparentemente houve uma "solução temporária" para o problema que a protagonista passava, para, em seguida ter muitas decepções. Isso me desanimou um pouco, mas a história parece ser de uma riqueza de detalhes que me deixou muito curiosa. Sua resenha ajudou bastante nesse quesito. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy! Sei o que sua amiga quis dizer! Mas acredito que só lendo você vai poder dizer. Eu achei que foi surpreendente a resolução, não imaginaria nunca aquilo, porém, ainda que seja um final feliz, é sofrido, tem uma dorzinha que fica no peito.. E sim, o livro é ricamente detalhista, nada exagerado, mas na dose certa para a imaginação!
      Obrigada por comentar!
      Bjoxx ♥

      Excluir
  10. Olá, sua resenha me fez ficar com bastante vontade de ler esse livro. Achei mega interessante a ambientação da trama, num local sobre o qual sei pouco. Gostei dessa determinação da protagonista.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Que bom que gostou da resenha! A determinação de Gwen vai te deixar solidária a ela! Pode ler sem medo!
      Obrigada por comentar!

      Excluir
  11. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Desde que a editora lançou essa obra eu estou bastante ansiosa para realizar essa leitura. A premissa é muito interessante e é exatamente o tipo de leitura que curto. Sua resenha me animou ainda mais a ler <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Ano passado vi muitas resenhas sobre esse livro e acho que ele é daqueles que divide opiniões, ou você ama ou odeia. Pela sua resenha, percebi que você faz parte dos que amaram e fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa para você.
    No entanto, acho que o hype em torno do livro me deixou com uma certa preguiça. Além disso, acho que a ambientação e a descrição dos personagens não me atraíram muito. A única coisa que me deixou um pouco mais curiosa para ler é o segredo em torno do marido da protagonista.
    De qualquer forma, eu adorei sua resenha e não descarto ler esse livro futuramente, mas, no momento, ele não faz parte dos meus planos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Te entendo, as vezes tem livros tão hypados que a gente acaba perdendo o interesse. Sim, eu amei esse livro com força, comecei achando que iria odiar e no fim acabei me apaixonando!
      Quando animar leia, espero que você goste dele tanto quanto eu.
      Obrigada!

      Excluir
  13. Ola...
    Que livro diferente, não? Ja tinha ouvido falar dele e achei a capa e o título bem instigante, na verdade. Pela sua resenha podemos ver que ele meio que surpreende por ser um pouco diferente dos romances historicos que lemos por ai e isso que me chamou a atenção.

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara! Ele é diferente sim, a época é só um pano de fundo pro romance! Você vai amar!

      Excluir
  14. Olá!
    Estou muito animada para ler esse livro. Quero pegar ainda nesses primeiros meses para leitura, como amo leituras com romances e históricos, já percebi que este traz uma nova forma de narrativa e com elementos bem interessante e reflexivos.
    Com certeza vou amar fazer essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Camila! Recomendo que você leia o mais rápido que puder! É uma história tão gostosa e interessante que vai querer terminar correndo!

      Excluir
  15. Oi Aline. Que bom saber que esse livro te marcou tanto, pois comigo foi exatamente assim e ainda hoje me lembro muito vividamente dessa história. Gosto muito de acompanhar a Gwen e seus dilemas e todos os segredos que surgem no caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamara! Que livro mais amorzinho né! Favoritos da vida com certeza! ❤️

      Excluir
  16. Oi, Aline

    Esse livro foi uma das minhas melhores leituras do ano passado. Eu me apaixonei pela escrita da autora e por sua narrativa super sensorial. Achei a reviravolta bem pertinente, nada super elaborado, mas condizente com a realidade. Sofri muito com a Gwen, tadinha. E odiei a Verity!!! Haahha

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, também fiquei apaixonada! A escrita é simples e clara, e a trama é condizente com o livro todo! Melhores leituras com certeza!

      Excluir
  17. Olá!
    Eu quero muito ler essa obra! Parece ser sensacional, não é a toa que você considerou uma das melhores do ano, não é mesmo? Todas essas intrigas e drama na história realmente me chamam a atenção e a cada resenha que leio fico com mais vontade ainda de realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, leia assim que puder, você não vai se arrepender! Vai se surpreender com a fluidez da história!

      Excluir
  18. Olá Aline,
    Eu li esse livro há um tempinho e gostei muito do que encontrei, achei que a autora brincou demais com o leitor, prendeu a gente de uma forma que ficamos em choque. Eu, pelo menos, acreditava e não acreditava no que aconteceu com a Gwen. Sua resenha me deu saudades desse livro e desses personagens. Quero muito reler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Aline!
    Já havia visto o livro, mas nunca fiquei curiosa. Sua resenha me deixou interessada na leitura, ainda não tenho certeza de a leitura me agradaria, mas acho que vou dar uma chance ao livro, que sabe a história me agrade né? Adorei sua resenha!

    Beijos,

    Rafa - blog Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  20. Oiee Aline ^^
    Eu gostei bastante desse livro, adoro histórias que se passam em outros países que não Inglaterra e EUA, e tenho uma curiosidade/carinho especial pelo Oriente ♥ Apesar de ter achado algumas passagens do livro um pouco cansativas e descritivas demais, eu gostei da história e da Gwen (tive dó dela muitas vezes, mas a mulher é forte, hein?).
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir

TOPO