Resenha: O Segredo dos Corpos -Ron Franscell e Dr. Vincent Di Maio

22 comentários
o segredo dos corpos (4)

O SEGREDO DOS CORPOS disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista Dr. Vincent Di Maio. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.
O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor ganhadora do prêmio Pulitzer, Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.
A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O SEGREDO DOS CORPOS. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent Di Maio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos. Ler O SEGREDO DOS CORPOS é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.



*Livro de acervo pessoal da blogueira*


Eu sou fascinada pela linha Crime Scene da Darkside, porque eu simplesmente amo séries criminais, séries como assassinatos e serial killers, esses mistérios me deixam eufórica. Quando eu soube do lançamento de O Segredo dos Corpos meu coração pulou uma batida, porque seria a combinação do tema que eu ja amava: a investigação criminal, com um cenário mais “médico” que me fascina desde criança, pois como minha tia-mãe trabalha em hospital desde pequena eu vivo cercada com histórias de corpos, cadáveres e acidentes… Então esse livro seria perfeito pra mim.

E para os mais fracos de coração já aviso, esse livro contém temas fortes é claro, mas eles são escritos de uma forma bem mais leve e nada didático, podem ficar tranquilos que vocês não irão ver ou ler -muito- sobre sangues e tripas por aqui. Não deixem o medo do título ou assunto assustar vocês, garanto que é uma ótima leitura!

o segredo dos corpos (5)

Nas páginas desse livro vamos revisar os casos mais importantes do doutor Vincenti Di Maio, patologista forence que conviveu com a morte desde criança, já que seu pai foi um dos primeiros profissionais a serem reconhecidos nessa profissão na América.

Também vamos aprender bem mais sobre essa profissão, que nos filmes e seriados parecem tão glamourosas, eletrizantes e ‘limpinhas’, mas que na prática não tem nada de glamourosa, pelo contrário: além de ter o salário mais baixo da classe dos médicos esses profissionais nem sempre pegam assassinatos eletrizantes, tem que encarar o fedor da decomposição diariamente, precisam lidar com familiares, com tribunais…  E isso acaba afastando os novos médicos, explicando a falta de tais profissionais qualificados no país, o que acaba levando a negligência em muitas necropsias e muitos crimes que passam despercebidos e cidadãos que são condenados injustamente.

Uma das principais falhas nesse ramo são dadas pelos ‘Coroners’, que são pessoas normais e sem nenhum estudo médico que realizam as necropsias em algumas cidades sem ao menos saberem realmente o que estão fazendo. Estes são eleitos pelo povo (assim como elegemos vereadores, por exemplo) e muitas vezes só ocupam aquele cargo em busca do prestígio e dinheiro. E o curioso é que mesmo isso sendo completamente ultrapassado, eles estão em cerca de 40% das cidades dos Estados Unidos.

Diferente do que o leitor pode imaginar quando vê a capa desse livro ou lê a sinopse, Dr. Vincent não foca somente em procedimentos legistas de modo a deixar o livro ‘didático’ e ‘monótono’, acredito que isso se deva muito ao fato de ele ter sido escrito ‘à quatro mãos’ com o autor Ron Fransecell. Aqui vamos aprender a importância desses profissionais que estão sempre em segundo plano, ver a realidade crua e nua dessa profissão, todos os problemas e as gratificações que ele trás e principalmente seu conhecimento sobre a morte, que é um evento social.

o segredo dos corpos (10)o segredo dos corpos (6)

Os capítulos do livro são divididos em casos que o Dr. Vicenti trabalhou, alguns mais famosos e outros bem peculiares, mas em todos somos agraciados com uma narrativa brilhante de suspense, onde vamos entender um pouco mais da história antes do crime, como ocorreu o envolvimento do médico e é claro a tão aguardada resolução. É como se lêssemos vários livros dentro de um livro, e em todos os capítulos o médico vem sorrateiramente nos ensinar um pouquinho mais sobre a morte, a profissão e muitos outros aspectos da vida dele que o ajudaram a chegar aonde chegou hoje.

Vemos aqui como uma má interpretação de uma ‘prova’ no cadáver pode colocar pessoas inocentes na prisão ou libertá-las quando feitas de maneira correta. São capítulos bem realistas e sem nenhuma ‘máscara de embelezamento’, onde nos é apresentado que a Justiça muitas vezes é falha, e profissionais como Dr. Vincenti acabam sendo a peça chave para contar o que realmente aconteceu à aquele cadáver, dar voz àquele que já não pode mas falar por si.

Outros ensinamentos incríveis transmitidos nessa leitura são sobre a aceitação da morte como um processo natural a todo ser humano. As reflexões de alguém que trabalha tão perto disso todos os dias vão te levar a pensar mais sobre tal tema que é considerado um tabu desde sempre, e quem sabe assim encara-lo de outra maneira ao finalizar essa leitura.

o segredo dos corpos (7)o segredo dos corpos (8)o segredo dos corpos (9)

O segredo dos corpos é um livro muito interessante para quem gosta de uma literatura investigativa e que mostra os bastidores de uma investigação criminal, aquela parte que nunca tem seu foco, mas que sem ela não há nem crime. É um livro que mostra a verdade sem florear a profissão que não é nada fácil e ainda por cima é tão mal remunerada e tão sem profissionais. É um livro forte que vai mostrar que nem tudo que aparenta é verdade, e que os corpos tem muitos segredos a revelar quando você está disposto a escutar com atenção.


22 comentários

  1. Amei a resenha. 😍😍😍😍😍
    Quero demais esse livro, histórias desse modo me deixam encantada. 😍
    A edição é linda, sou apaixonada 😍😍😍
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    I loved the post, I didn't know your blog and I followed it, would you follow mine back?

    Greetings!
    Obsesión por la lectura

    ResponderExcluir
  3. Sou uma pessoa bem fraca no quesito de lidar com cenas, ou corpos de mortos, mas quando vi este livro e percebi que se tratava também de investigação já me deixou bastante curiosa, principalmente nos relatos de casos reais. De modo geral vejo que lhe agradou bastante, eu fiquei completamente entusiasmada com sua descrição da leitura, e a forma como e desenvolvida o conteúdo, e estou ansiosa para ter está obra linda em mãos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?

    Assim como você, adoro tudo que envolva mistério, serial killers, etc. Já deve saber que minhas séries preferidas é CSI e Criminal Minds, né? rs Essa linha da Darkside Books é só a coisa mais incrível para quem, assim como nós, é fã dessas coisas. As edições já são maravilhosas e o conteúdo ajuda também.
    Porém, realmente, quando assistimos a essas séries, temos a impressão que é tudo limpo e maravilhoso... A realidade é um balde de água fria. Como você disse, a morte é um tabu e aprender mais sobre ela nesse livro (e no Confissões do Crematório) e levar adiante alguns ensinamentos é apenas uma das coisas que essa leitura pode trazer.
    Eu tenho uma amiga que quer trabalhar na área forense (mas através dos insetos) e acredito que esse livro seja uma ótima leitura para presenteá-la (e a mim também). É bom conhecer a realidade dessa profissão.
    Como é separado por casos, acredito que me verei dentro de vários episódios de CSI, rs. Tenho certeza que vou gostar de ler, ainda mais ele não sendo tão didático assim.

    Obrigada pela dica, a sua resenha ficou incrível! ;)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada no estilo, estou sempre lendo romances policiais e afins, mas não chega nem perto de O segredo dos corpos, quero muito ler, torcendo para que realmente não seja monótomo como você mencionou.
    O livro está lindo, edição perfeita pelo visto.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. tinha que ser da darkside, adorei a capa e a arte ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, eu vi este livro por aí e achei a capa dele feia... muito!!!! hahahaha Por isso não me animei a ler, mas agora lendo a sua resenha, me interessei pela parte que descreve a profissão e claro, fiz aquela comparação com os seriados de TV. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tido bem?
    Nossa que livro interessante ei sou até suspeita para falar pois amo esses assuntos mais mórbido e é interessante acompanhar de perto alguns casos citados e dedclvrir como a investigação foi feita através dos corpos.
    Além de tudo e Darkside neh? Sonho em ter a coleção toda da editora e pelas fotos vi que essa edição esta maravilhosa.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Oi. :)
    Não curto esse estilo de leitura, não consigo sair da primeira página rs.
    A diagramação desse livro está espetacular! Queria muito curtir esse estilo, pq já vi que a Darkside tem muito livro massa e a maioria é de capa dura. Só amor por capa dura. <3
    Adorei as fotos e sua impressão do livro.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  10. É incrivel como os livros da DS tem essas edições maravilhosas. Ficaria meio tensa com esse estilo de leitura, mas adoraria ter na minha estante. kkkk Que bom que vc curtiu a leitura. Bjs Tell me a Book

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sabrina!
    Eu acho que me encaixo no grupo de pessoas com coração fraco haha eu sempre fico namorando esse livro na livraria, mas nunca tenho coragem de comprar haha mas a sua resenha foi tão completinha (e os motivos que tu citou foram bem convincentes também) que acho que vou criar coragem haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bom?
    Já vi esse livro diversas vezes por aí mas nunca imaginei que o mesmo traria essa temática com os casos do médico legista, suas experiências com casos reais de serial killers e claro, essa questão de ver a morte como algo natural (o que devia acontecer sempre né?). Curti saber que são capítulos bem realistas e que tem essa abordagem de como uma interpretação errônea de uma evidência em um cadáver pode colocar pessoas inocentes na prisão ou libertá-las quando feitas de maneira correta. Enfim! Vários pontos desse livro chamaram minha atenção, sugestão mais que anotada!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Oie!

    Guria eu to de olho nesse livro e em todos os outros desse mesmo gênero da editora, pois são histórias que despertam bastante minha curiosidade, e acredito que devam ser leituras muito boas, espero em breve poder ler ou esse ou algum que está na minha lista faz tempo!

    BJss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sabrina

    Sou fascinada por histórias sobre serial killers, investigações e afins. Minhas séries favoritas são as policiais e a adoro a parte dos legistas... então esse livro tinha tudo pra me agradar, mas infelizmente não chamou minha atenção.
    Tive a impressão que é muita informação e pouco foco, sei lá...
    Mas confesso que compraria ele só pela capa! Hahahhaah

    Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Oi Sabrina! Tudo bem?
    Achei a premissa desse livro fascinante e essa edição da Darkside é tudo de linda e maravilhosa! Ainda por cima, o desenvolvimento do livro parece nada menos que fantástico! Quero esse livro para já! (Mesmo sabendo que os livros da Caveirinha costumam ser meio carinhos, --'. Na Saraiva eles nunca baixam de 40.)
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Sabrina,
    Adoro literatura investigativa e tenho vontade de ler os livros da Crime Scene da DarkSide, mas ainda não surgiu a oportunidade.
    Soube, por umas amigas que leram, que esse livro é bastante pesado, que aborda uns temas complexos, mas que, aparentemente, foram bem trabalhados.
    Gostei da sua resenha e vou tentar ler ele, vou me arriscar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu não tinha ouvido falar desse livro mas não sou muito adepta a esse gênero, apesar de ver esse tipo de coisa em filmes ou programas. Vai entender né? Em livro não gosto, mas tv, minha nossa, fascinação da minha vida haha. Pelas fotos a diagramação desse livro está impecável! Enfim, adorei o post ❤️

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Da Darkside esse foi um livro que nunca me chamou muito a atenção, nem procurei saber do que se tratava, após sua resenha tenho certeza em afirmar que não é para mim, mas eu conheço uma pessoa que vai amar essa história, parece que foi feita para ela rs, vou mandar seu link para que ela leia sua resenha e tire suas conclusões. Alias resenha muito bem escrita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Que leitura interessante! nâo sabia que se tratava disso e apesar de ter que ter uma coragem para ler eu fico com muita curiosidade para saber como é. Não gosto muito de imagens e sangue, mas agora quero ler para ver as imagens.

    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Sempre via pessoas lendo esse livro, mas nunca parei para saber sobre o que se tratava. Confesso que estou um pouco chocada e bem curiosa para conhecer melhor essa obra. Adoro livros com assuntos diferentes e esse pretende ser uma leitura muito marcante, já quero! Como disse que a leitura é forte, estou um pouco dividida, pois sou meio medrosa para certos assuntos haha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Já tinha visto comentários bons sobre esse livro nas nunca despertou o meu interesse. Agora estou bem curiosa para saber o que acontece e sem falar que não tenho costume de ler livros desse gênero então vai ser bem legal sair da zona de conforto!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu amo livros que retratam casos de serial killers! Eu já vi essa capa varias vezes pela internet, e eu admiro muito, acho fantástica, assim como todos os trabalhos feitos pela DarkSide, mas eu não sabia que era um livro de investigação e serial killer. Eu estou completamente interessada pela história e com certeza vou anotar sua dica para poder comprar futuramente!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir