O Vale dos Mortos (As Crônicas dos Mortos # 1) - Rodrigo de Oliveira

6 comentários
o vale dos mortos  (2)

2017... Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge…
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer…
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, "O Vale dos Mortos" baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.
Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.


                                         *Livro recebido em parceria com editora*

Fazia muito tempo que eu queria ler essa série de zumbis que é super adorada pelos fãs de zumbis, tanto que quando a Ana ganhou esse livro em um sorteio eu amolei ela até pra me dar, mas ela negou (#xateada hahaha).
Esse ano com a parceria da Faro uma das coisas que eu tinha certeza era que eu iria iniciar essa série. Eu amo zumbis, amo TWD, amo filmes com zumbis, então tinha certeza que iria gostar do livro…. mas não foi bem assim, infelizmente.

o vale dos mortos  (3)

Aqui nossos protagonistas são uma família simples: Ivan, Estela e seus dois filhos. No Planeta está acontecendo um evento surpreendente: um planeta – denominado Absinto por causa da Bíblia – está passando muito perto da Terra e depois do pânico de meses sobre um possível apocalipse a NASA confirmou que ele passaria sem causar danos, então a população toda está nas ruas para ver esse evento único.

Ivan e sua família estão no shopping quando tudo acontece: 2/3 da população caem desmaiadas no chão na mesma hora, e minutos depois elas levantam com uma fome e agressividade sem precedentes, algo que nunca foi visto: eles se alimentam de outros seres vivos, não distinguem parentes, amigos ou qualquer outro laço que tinham antes do apagão.

Os sobreviventes vivem o verdadeiro caos por toda a parte, e Ivan faz de tudo para salvar sua família e mantê-la segura. Com sua experiência ‘militar’ e sua habilidade de pensar rápido ele bola estratégias para conseguir sobreviver, e ajudar outras pessoas vivas que cruzam o seu caminho.

o vale dos mortos  (4)

Talvez meu maior problema com essa leitura tenha sido minhas expectativas muito altas. Rodrigo tem um estilo de escrita bem diferente, mais roteirizada, como se estivéssemos lendo um filme (Se é que deu pra vocês entenderem hahahah), e isso me incomodou bastante, porque eu simplesmente não conseguia me apegar aos personagens, não conseguia imergir nas cenas de ação… Como o livro é todo em terceira pessoa, os personagens não são muito explorados com profundeza, seus sentimentos, pensamentos e medos… Talvez se a narrativa fosse em primeira pessoa eu teria outra impressão do livro.

O início também me deixou confusa e acredito que isso tenha colaborado muito para eu não gostar. Quando esse caos começa, o autor te leva para vários cantos do Planeta para ver que aquilo é um evento Global, vamos ver a cena pelos olhos da Dilma, do Imperador Chines, do Presidente dos Estados Unidos, França, um cientista da Nasa…. Tais saltos na narrativa me deixaram um pouco cansada e cortou aquele clímax de ‘nossa e agora como Ivan vai sobreviver a isso’… Algumas “explicações” que os personagens de tais cenas dão também ficaram meio forçadas pra mim, como a cena das ~almas saindo da Terra e indo pro Absinto~ ainda mais vindo de um cientista da Nasa e tals.

O autor constrói boas cenas de ação com Ivan e os sobreviventes, principalmente porque Ivan pensa rápido e está sempre bolando planos (alguns não são muito inteligentes como deixar o shopping, mas….) e seu espírito de liderança nato acaba ajudando muito em tal narrativa. Estela também é uma mulher muito forte e disposta a agir no meio daquela bagunça, de todos os personagens ela foi a que mais gostei.

A história após encontrarem outros sobreviventes é mais rápida, acontecem várias coisas o tempo todo de modo que não te deixa descansar, mas alguns fatos também ficaram um pouco fora da realidade, mas também há cenas muito importantes mostrando um lado muito real do apocalipse como as brigas internas por causa de estar com a cabeça quente, as crianças que ficam órfãos, a dificuldade de matar quem é conhecido, e também o desespero que surge por não ver mais sobreviventes ou algum apoio militar para ‘salvar’ essas pessoas.

A trama do livro é um tanto quanto heroica, basicamente tudo que Ivan planeja e quer ele consegue – ainda que tenham danos colaterais-, e isso é repetido durante todo o livro, então acaba que fica um pouco forçado porque em meio a um apocalipse imagino que seja meio difícil acertar em todos os planos e conseguir tudo que quer, afinal a gente nunca sabe o que vai acontecer, quantos zumbis vão aparecer…. o fato de nada dar errado não me agradou, infelizmente.

O Vale dos Mortos é um livro de zumbis que promete muita ação e, é claro, zumbis no Brasil mas que infelizmente foca mais no lado sobrevivência do grupo e deixa os zumbis meio de lado. Há muitas cenas de ação sim, boas –e más- estratégias, e personagens que possuem um grande potencial ainda para ser explorado na série. Mas infelizmente eu não curti muito a leitura e não vou continuar os próximos volumes, mesmo o final sendo mais forte e prometendo uma trama muito boa para o segundo livro.

o vale dos mortos  (6)

A edição da Editora Faro é simplesmente linda, com todos os detalhes de sangue e sombras de zumbis… Adoro esse cuidado que eles tem com seus livros, a gramatura alta das páginas e é claro as capas dessa série que são realmente assustadoras.

Mas ainda assim recomendo a leitura para os que gostam de uma trama de zumbis. Rodrigo criou um bom livro, com um grande potencial e que mostrar o quanto é difícil sobreviver em um apocalipse quando se é uma pessoa normal, com esposa e filhos e que tem que pesar pela segurança deles antes de tudo. É um bom livro nacional, e que me sinto uma verdadeira alien por não ter gostado igual aos outros leitores, mas como disse lá em cima talvez tenham sido minhas altas expectativas que estragaram essa experiência.
                                            estrelas

6 comentários

  1. Gostei!! Você faz resenhas muito boas. Sobre a história, nunca tinha ouvido falar, mas fiquei com vontade de ler, gosto desses heróis que aparecem em momentos difíceis

    ResponderExcluir
  2. Oii, eu sinceramente descobri que não curto zumbi kkkk. Meu namorado assiste The Walking Dead e eu "vejo algumas cenas de olhos fechados"kkkk (eu não as vejo mesmo) kkkkk
    Ma o livro pareceu ótimo para quem curto. Eu curto esse enredo de destruição e coisas novas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, q vontade de ler um livro de zumbi neste Halloween. Realmente, parece q a editora Faro caprichou (muito bem acabado), mas fiquei um pouco desmotivado com as 3 estrelas no final. Valeu pela dica, mas acho q vou deixar esse livro pro próximo Halloween.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um bom livro pra ler na semana do halloween, no dia das bruxas. Um livro com um tema muito interessante e que chama bastante atenção.

    ResponderExcluir
  5. Oiiie,Nunca li um livro desse tema e é halloween entaõ seria legal a oportunidade né? não sei se sou fã ou não só lendo para ver, gostei da sua critica do livro altas e baixas mas é ok, vou ver se gosto.

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ser bom, gosto muito de histórias com zumbis !
    Vou procurar esse para ler.

    ResponderExcluir